domingo, 7 de novembro de 2010

A Igreja Católica adicionou os livros no tempo da "reforma" protestante - Verdade ou mentira?


Mentira. Uma mentira muito divulgada, até mesmo por livros que deveriam narrar os fatos históricos, mas foram escritos com tamanho preconceito que certos fatos de grande importância foram retirados. Isso não só em relação aos livros deuterocanonicos, mas a outros elementos de nossa história. Coisa que pude perceber aos poucos, e que quem deseja estudar tais assuntos vai descobrir também, principalmente se estudar não só nas fontes que a maioria dos seminários protestantes passam.

O interessante é que os próprios "reformadores" (cada dia que passa vejo menos sentido de chamar o que fizeram de reforma) recusaram a participação no Concílio de Trento:

A "guerra furiosa" de Lutero e dos protestantes contra a Igreja Católica impôs a esta a necessidade da abertura de um concílio ecumênico. Teve inicio em 1545, por conseguinte, no Tirol italiano do sul, o Concílio de Trento, convocado pelo Papa Paulo III. Os protestantes haviam sido convidados a participar dessa assembléia, mas recusaram-se a ali comparecer, embora lhes fosse assgurado o direito de livremente expor as suas idéias. ("Lutero e a Igreja do Diabo", de Fernando Jorge, p. 187)
Concílio. Uma palavra bem complicada para o protestantismo, cada qual com suas crenças e cada um afirmando ter restaurado o cristianismo primitivo, sendo que "a multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma" (Atos 4, 32).

Pra que concílios se cada um deles possui a verdade (mesmo que contradizendo uns aos outros)? Vai entender...

3 comentários:

  1. Oi Jonadabe, gostaria de saber de que doutrina vc tirou essa idéia questionada, já que o motivo de igrejas protestantes não trazerem tais livros aditivos no AT é que também não são constantes no canon hebraico. Inclusive sou admirador da literatura dos judeus messiânicos. Além do mais lembro que a igrja católica também tem uma grande cisão onde há a Igreja ortodoxa grega, que inclusive domina muitos dos pontos religiosos cristãos em Jerusalém.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, talvez alguns não dizem isso, mas é bem comum alguns protestantes afirmarem tal coisa. Vou ver se encontro onde vi, já que havia tido essa informação quando eu ainda era protestante. Quanto a questão do Canon Hebraico, esse foi um motivo posterior que os protestantes passaram a dar, que não foi o inicial (principalmente porque os protestantes inicialmente aceitaram os deuterocanônicos).

    Não sei o que a cisão com os ortodoxos tem com o assunto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Caso se interesse:

    http://porquecreio.blogspot.com.br/2010/07/os-deuterocanonicos-possuem.html

    http://porquecreio.blogspot.com.br/2010/08/em-defesa-dos-deuterocanonicos.html

    Abraços!

    ResponderExcluir