quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Revolução protestante e a suposta corrupção da Igreja Católica

Conheça o Projeto Anscar Vonier e ajude curtindo e divulgando: https://www.facebook.com/projetoanscarvonier

https://anscarvonier.wordpress.com/

***

Segue em sequência os artigos de Diane Moczar sobre a revolução protestante e a suposta corrupção da Igreja Católica na Idade Média como motivo para isso. Em seguida, para quem se interessar, coloco alguns outros textos sobre o assunto:

- Uma Igreja corrompida até o topo?
- Heresias no período pré-Reforma
- Condições na Inglaterra antes da Reforma
- A devastação protestante na Inglaterra
- A devastação protestante no continente
- Outras consequências da Reforma

Outros textos sobre o tema:

- Lutero, "católico"? Nem sonhando!
- "Reforma" protestante e o papa Lutero

7 comentários:

  1. Quais motivos te fez abandonar o Protestantismo?

    ResponderExcluir
  2. Juciano,

    Eu não gosto de chamar de "O protestantismo", pois não há "O protestantismo" há "Os protestantismos". Cada um crê de uma forma diferente, e são diferentes entre si em aspectos essenciais.

    Observei seu perfil, e você parece ser Adventista.

    Os Adventistas (e as Testemunhas de Jeová) são considerados por muitos protestantes (antigamente eram considerados por praticamente todos) como uma seita, porém são ainda um dos poucos grupos que ainda preservam o fato de que não podem haver meias verdades. Ou está certo ou não está. Ou é remanescente da verdadeira fé, ou não. E isso eu admiro.

    Pois bem, o primeiro deles foi que, ao tentar defender a Sola Scriptura a um católico, eu mesmo (sem que ele tivesse dito nada) cheguei a conclusão de que ela não faz sentido. Isso enquanto eu escrevia o que iria ser um "livreto" para iniciar um debate amigável.

    A partir daí eu admitia algo como a primazia das Escrituras, embora elas não fossem mais a única regra de fé.

    Porém surgiu a questão: se a Sola Scriptura não faz sentido, como saber se uma tradição é verdeira? Como saber se alguma doutrina, embora não esteja EXPLICITA na Bíblia, é verdadeira?

    Para responder essa pergunta eu resolvi estudar aqueles que foram os responsáveis por nós termos a Bíblia: os cristãos primitivos.

    Enquanto eu ainda era protestante já acreditava que os deuterocanônicos poderiam ser usados de forma didática, mas não como base doutrinária. Esse pensamento caiu por terra quando eu passei a ler os textos dos Pais da Igreja.

    Percebi que as afirmações de que eles foram adicionados no Concílio de Trento eram falsas. Também eram falsas as acusações de que os cristãos primitivos não aceitavam os deuterocanônicos. O que vi foi exatamente o contrário. Poucas comunidades cristãs não aceitavam tais livros, e as que não aceitavam não o faziam porque eles eram heréticos, mas simplesmente porque não haviam recebido (da mesma forma como não aceitavam vários livros, como Apocalipse).

    Nessas leituras, comparei as doutrinas protestantes e as católicas com a Bíblia e os Pais da Igreja e cheguei a conclusão de que os protestantismos não se sustentam em um exame detalhado.

    Quando eu vi, já tinha me tornado católico.

    Após isso observei vários outros problemas dos protestantismos. Talvez o principal seja a desunião doutrinária. Por trás de toda essa unidade em "amor" há uma diversidade infinita de doutrinas que se contradizem entre si. Cada um crê de uma forma.

    Ora, a Igreja de Cristo é uma só. Há uma só fé, um só Senhor e um só Batismo (Ef 4, 5). Portanto, mesmo SE a Igreja Católica não fosse a Igreja de Cristo, os protestantismos não seriam de forma alguma, pois não possuem as características que a Bíblia dá a Igreja.

    Como disse São Vicente de Lerins, "Afirmemos aquilo em que se tem acreditado em todas as partes, sempre e por todos, porque isso é verdadeiro e propriamente Católico". Ou seja, a Igreja de Cristo não é uma que surge em determinado tempo após ter estado corrompida doutrinariamente durante século, pois as portas do inferno não podem prevalecer contra ela; não é uma doutrina particular, pois os apóstolos ensinavam o mesmo ensino de Jesus em todos os lugares que fundavam uma comunidade (e os seus sucessores fizeram o mesmo). A Igreja de Cristo é aquela que preserva a doutrina que sempre foi crida nas comunidades cristãs fundadas pelos apóstolos e seus sucessores em todo o mundo, ou seja, ela é Católica.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma dúvida como católico e eu gostaria que você me
    respondesse: os protestantes aboliram a eucaristia como o centro da vida cristã, então nas igrejas deles o que existe é um palco? Eu já vi algumas fotos e não entendi nada, então o púlpito é colocado sobre um palco e um simples auditório é chamado de "igreja"?
    Meu e-mail é diguinhopino@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo,

    Infelizmente eles cometeram esse erro, e alguns católicos seguiram seu mal exemplo. O que se vê hoje, principalmente nas congregações protestantes mais novas, é um entretenimento com pano de fundo "gospel". Onde há a música (quanto mais emotiva, melhor) e um pregador.

    Claro que há algumas menos... vamos dizer.... emotivas. Mas, mesmo nos que ainda acreditam na presença real de Jesus na Eucaristia, ela já não é tanto o centro do culto protestante.

    Diferente da liturgia católica, principalmente no Rito Tridentino, onde Cristo (na Eucaristia) é o centro.

    ResponderExcluir
  5. A propósito.

    Parabéns pelos seus blogs.

    Você tem msn?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Jonadabe, qual seu e-mail? Paz e bem!

    ResponderExcluir
  7. Júnior,

    Meu e-mail é esse: jonadabe.rios@hotmail.com

    Assim que copiar, por favor me avise para que eu tire dos comentários.

    Abraços!

    ResponderExcluir