sábado, 5 de dezembro de 2009

Como Jesus pode ser eterno, se a bíblia fala que foi gerado do Pai?

Se diz que Jesus foi "gerado", é o "Filho de Deus", para explicar a sua relação com o Pai para nós humanos, afinal, não é possivel que seres finitos compreendam um ser infinto a não ser por meio de explicações como essas. Deus faz isso várias vezes na bíblia para nos ensinar os seus atributos.

Os versiculos que mostram que possui natureza humana não precisam ser citados.

Mas a bíblia também ensina que Ele é Deus, "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;" Colossenses 2:9.

Além dessa passagem, há outras que fazem alusão a sua divindade:

Jesus: Primeiro e o Ultimo (Ap 1.17)
Deus: O Primeiro e o Ultimo(Isaías 44.6)

Jesus: O Bom Pastor (Jo 10.11)
Deus: Só Deus é Bom (Mateus 19:17); O SENHOR é o meu pastor (Sl 123.1)

Jesus: A luz do mundo (Jo 8.12)
Deus: O salmista diz que "O SENHOR é a minha luz" (127.1)

Jesus: O Verbo era Deus.
Deus: E o Verbo estava com Deus.

Jesus: O único salvador, e não há outro alem dEle. (Lucas 2:11; João 4:42; Atos dos Apóstolos 5:31; Filipenses 3:20; Atos dos Apóstolos 13:23; Tito 1:4; Tito 3:6; 2 Pedro 1:1;)
Deus: O único salvador, e não há outro além dEle. (Oséias 13:4; 1 Timóteo 2:3; Tito 3:4)

Jesus: "Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pe 1:11
Deus: O reino que será implantado será governado por Deus.

Por isso todas as perguntas referentes a Jesus devem levar em conta essas suas duas naturezas ensinadas na bíblia. Mas ao mesmo tempo que a bíblia fala que Jesus é eterno, ensina que foi gerado do Pai. Como pode?

Nicéia não só afirmou que o Filho não foi feito, mas afirmou de modo positivo que ele foi "gerado, o que aponta para sua pessoalidade, e não para o fato de ele ser criatura. [...] Há uma diferença muito grande entre ser feito e ser gerado. Se ele é uma criatura, então não pode ter sido gerado. Portanto, a idéia de geraão exclui a possibilidade ariana de o Filho ter sido feito. - As duas naturezas do redentor, Heber Carlos de Campos, p. 158.

Como disse anteriormente, dizer que Jesus foi "gerado" só foi um modo de afirmar que o Filho possui a mesma substancia do Pai, como ensinam as escrituras, assim como um filho humano possui a mesma natureza de seu pai humano. Mas esse termo não foi empregado pra dizer que Jesus possui um inicio, já que isso seria contráritório.

Por que contraditório? Bom, uma das caracteristicas da natureza do Pai é a eternidade (não possuir começo nem fim, não há um momento em que não exista), então ao afirmar que o Filho foi gerado do Pai, e, por isso, possue a mesma natureza, o Filho então tem a natureza eterna, assim como o Pai. Esse foi o motivo que o concilio usou o termo "gerado" e não "criado", pois o segundo imiplicaria automaticamente que Jesus não possui a mesma natureza do Pai.

Embora sejam distintos como pessoas, os dois possuem a mesma natureza eternamente, um não existe sem o outro. Dizer que Jesus foi gerado serviu como resposta a Ário, que ensinava que Jesus era divino, mas não com a mesma substancia do Pai.

Por isso "as colocações Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não feito, de uma só substancia com o Pai, complementam tal abordagem. O mesmo é dizer: Deus Filho de Deus Pai, Luz Filho de Luz Pai, Deus Filho Verdadeiro de Deus Pai Verdadeiro" (Jesus é Deus, Jefferson Ramalho, p. 113).

Isso faz total sentido quando se leva em consideração que, embora seja uma pessoa diferente do Pai, Jesus possui os mesmos titulos, como alguns que já foram citados, e ambos são YHWH.

Autor: Jonadabe Rios 

Um comentário:

  1. JESUS SEM DUVIDA NENHUMA ELE E DEUS ELE E O VERBO QUE SE FEZ CARNE E HABITOU NO MEIO DE NOS ELE E O CRIADOR DO CEU E DA TERRA. E SO QUE TENHO A COMENTAR ASS.HAMADAN.

    ResponderExcluir