Essa frase vem sendo copiada por muitos que se dizem céticos, que na verdade são neo-ateus que não buscam realmente conhecer o assunto (verdadeiros crentes do naturalismo), mas apenas querem, a qualquer custo, lutar contra a religião. Mito é a validade dessa afirmação.
É claro que ninguém é obrigado a acreditar que Jesus é o messias, que curou milagrosamente e que ressuscitou dos mortos. Mas não se pode negar a sua historicidade, muito menos afirmar que ele é uma cópia pagã sem estar sendo desonesto intelectualmente.
Na existência de Nazareno, eu não duvido, mas, sendo honestamente intelectual, vejo algumas semelhanças na 'história' do prórpio, com outras mitologias anteriores a ele. Lembrando que 'mitologia' é o nome que nós damos a religião do outro. XD
ResponderExcluirBom, acredito que essas "semelhanças" não são semelhanças de fato, mas mitos espalhados na internet.
ResponderExcluirÉ óbvio que é mito, assim como a narrativa judáica-cristã.
ResponderExcluirSim, sim, é um mito.
ResponderExcluirAssim como os atuais estudos sobre o Jesus histórico.
Se Jesus existiu ou não é outra história... mas a mitologia em torno dele, essa sim é um mito. O assassino do Cartoonista Glauco, se não me engano, achava que era a reencarnação do prórpio Nazareno. Como provar que o que ele diz é mentira? Será que ele é mesmo Jesus reencarnado?
ResponderExcluirA sim, nesse sentido eu concordo que deve haver uma discussão pra saber se o que os evangelhos dizem sobre Jesus é verdade.
ResponderExcluirDiferente do que dizem, que eles copiaram divindades pagãs.
"Diferente do que dizem, que eles copiaram divindades pagãs."
ResponderExcluirDigamos então que não foi copiado, mas é muito explícito todas as coincidências.
Discordo que sejam coincidências. Nenhum estudioso hoje concorda com isso porque não são coincidências de fato, mas mentiras popularizadas pra que pareçam isso.
ResponderExcluirPor isos não há nada de surpreendente.
O que me surpreende é a quantidade de pessoas que acreditam nisso sem uma pesquisa séria e saem por aí divulgando esse mito (de que Jesus é um mito copiado de pagãos).
(...) "mas mentiras popularizadas" (...);
ResponderExcluir"Mito, é o nome que damos a crença dos outros" - Não lembro quem.
Pra você, cristão, tudo o que for contra sua crença é mito. É um absurdo pra você, entender que a terra está sendo sustentada por um deus elefante; que Brahma consome a terra em fogo a cada dia, e que no nascer do outro dia, torna tudo a vida novamente. Pra você, absurdo, ilógico; pra um hindú, nada mais claro e lógico, inclusive provado irrefutávelmente.
Quando se aprende sobre outras culturas e tradições, mas se entende que todas são frutos da mente e do imaginário, salvo a própria crença, se tiver.
Uma coisa é dizer que Jesus é um mito, no sentido de nao ser verdadeiro. Eu respeito, apesar de nao concordar.
ResponderExcluirOutra absurdamente diferente é dizer que ele é uma cópia de mitos pagãos, um retalho. E essa é a questão abordada na postagem.
o messias não é mito, mas o nome jesus é pagã porque no hebraico nem no grego nem no latim issiste a letra (J) E sus em hebraico é porco e em grego é cavalo, procura pesquisa vai fundo,
ResponderExcluiro nome do eterno isiste os yaohudins sabem e o vaticano sabe o povo que se chama pelo meu nome YAOHUH UL.
tem muita gente que tem medo desse nome o verdadeiro do messias o pai YAOHUH UL E O FILHO YAOHUSHUA.
ResponderExcluir