sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ser cético é sempre a mesma coisa que ser um ateu ou agnóstico. - Verdade ou Mentira?



Isso é mentira. Ceticismo é uma postura onde o individuo procura questionar as coisas. O que acontece é que muitos ateus se acham os únicos que questionam, no entanto acabam não questionando vários pontos do que supostamente os levaram a ser ateus.

Quem afirma ser cético em um conjunto de crenças sobre a realidade metafísica, é, na verdade, um crente em outros conjuntos de crenças. De fato, há diversos teístas bem mais céticos que certos ateus. Como se pode ver com vários pensadores que, diante das evidencias, concluíram que é mais racional acreditar que exista um Deus, e que a cosmovisão ateísta não se enquadra no que observamos. Um exemplo muito famoso é o filosofo Antony Flew, que conta alguns dos motivos em seu livro “Um ateu garante: Deus existe”.

Por isso, quando se assume uma posição no que se diz respeito às realidades metafísicas, a não ser que afirme categoricamente que não sabe, ele, apesar de ser cético a certos tipos de crenças, é um verdadeiro crente em outro conjunto de crenças. Um cristão acredita que Deus existe, e não acredita que o mundo surgiu por causas puramente naturais, enquanto o ateu não acredita que Deus existe, porém acredita que o universo e a vida se originaram por processos randômicos sem que Deus algum exista.

2 comentários:

  1. Já visitou algum dicionario alguma vez na vida e percebeu que a semântica dessas palavras s~]ao distintas? Não fale besteiras! Cético só acredita em algo que possa ser comprovado pela ciência em um modelo de teste que possa ser reproduzido, o atue apenas não acredita em deus, mais nada! É um erro comum das pessoas acharem que todos creem no nada e que do nada não se cria nada etc etc pura procrastinação.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, quem não deve falar besteiras é você. Não fale besteiras e não seja tolo.

    Primeiro porque é óbvio que os ateus apenas não acreditam em Deus, mas há vários que apresentam diversas explicações para o surgimento da vida e do universo que, apesar de coerentes em si, não são científicas.

    Seu segundo erro é considerar que todos os ateus são céticos em todas as áreas. Ora, um ateu pode ser cético em relação a existência de Deus e um perfeito crente em outros assuntos. Ser cético em um assunto não garante que a pessoa seja em todos os outros (embora eu duvide que os ateus, pelo menos a maioria, sejam de fato céticos em relação a assuntos como a Origem do universo).

    Seu terceiro erro é considerar que os ateus pensam da mesma forma. Tenho vários amigos ateus, e você se for honesto admitirá isso: os ateus não têm uma crença unânime.

    ResponderExcluir