sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reflexões sobre o vaso e o Oleiro.



"[...] vaso entre os vasilhames de terra! Acaso diz a argila ao oleiro: Que fazes? Acaso diz a obra ao operário: És incompetente?"

Se Deus existe, o conhecimento dele é muito maior do que podemos imaginar, é tanto que com nossa razão nunca vamos poder compreender Deus completamente. Nós mal conseguimos compreender o que podemos ver, mal podemos entender de coisas finitas, e vamos questionar o que tem sabedoria infinita?

A comparação entre nós e Deus foi de um vaso e o oleiro. Nosso conhecimento em relação as coisas no mundo pode ser comparada dessa forma, então, com o conhecimento de Deus. Não foi uma comparação de um pai para o filho, ou de um ser humano para com um animal. Mas de um vaso (objeto sem vida) com o oleiro (ser com vida, inteligente e com capacidades que o vaso nem pode imaginar).

O vaso não pode saber nem experimentar do conhecimento do oleiro, assim como nosso conhecimento não é o mesmo que o do Eterno. Nós (Os vasilhames da terra) não podemos nem sequer compreender como é ser o Oleiro (Deus). O vaso não tem consciencia de nada, muito menos dos propositos do oleiro, assim como nós não temos a mesma consciencia que Deus.

É muita prepotencia do vasilhame finito, que pode rachar com uma queda, achar que pode confrontar a sabedoria e conhecimento eternos de Deus.

Com nosso caso foi o seguinte: Deus nos revelou que é bom, que é justo, que é santo e todo poderoso. Tem fé nisso quem quiser. A palavra de Deus fala que tudo vai ter uma explicação, tudo tem uma finalidade boa. O mal permitido em determinado periodo de tempo vai proporcionar um bem eterno.

Como entender? Eu não entendo, eu aprendo e vou entender isso tudo no final.

Muita coisa ruim aconteceu comigo e que no final não foi ruim de fato, apenas considerei ruim no momento. E isso acontece com todo mundo.

Autor: Jonadabe Rios

Um comentário:

  1. Agradeço profundamente por esta reflexão pois tenho uma pregação pra hoje a noite sobre este assunto, valeu foi ótimo, Deus o recompense vaso de Deus.

    ResponderExcluir