segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Jesus morreu na cruz...

... ou foi só um desmaio?


Essa teoria é bem antiga. O Alcorão, por exemplo, fala "E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram.".


Mas será que ela é realmente válida? Ela está de acordo com os fatos históricos? Qual pensamento de encaixa com os dados que possuímos? Podemos estar certos de que Jesus morreu na cruz?

Já que a existência histórica de Jesus está comprovada, não vou tratar isso aqui (infelizmente existem alguns livros e sites que divulgam o contrário), hoje nenhum historiador acredita que Jesus não existiu (tirando um ou dois, sem base).

A teoria não se sustenta por diversos motivos, os principais são:

1 - Os romanos eram profissionais em matar, totalmente cuidadosos quanto a isso, tanto que tinha uma lei que dava pena de morte ao soldado que tentasse deixar um prisioneiro escapar da morte (ou deixasse mesmo sem tentar). O soldado romano não quebrou as pernas de Jesus porque sabia que estava morto (diferente do que aconteceu com os outros crucificados), ja que eles faziam isso pra apressar a morte. João, que foi testemunha ocular, verificou o sangue e a água (Jo 19:34,35). Sem contar do corpo de Jesus que foi totalmente coberto por lençóis.


2 - Como uma pessoa no estado que Jesus estava retiraria a pedra do tumulo (caso estivesse desmaiado em em meditação) e venceria os soldados romanos? Como os discípulos conseguiriam isso?

2 - Ralfh O. Muncaster diz que "O processo de morte por crucificação era extremamente lento e certo. A vítima teria de empurrar-se para cima com os pés a fim de respirar (quando a pessoa estava pendurada pelas mãos, o diafragma era forçado para cima, tornando a respiração impossível). Consequentemente, era bastante óbvio que quando a vítma parasse de se projetar para cima, era sinal de que havia morrido por asfixia. Assim como acontece no afogamento, após alguem ficar submerso por dez minutos ou mais, pode-se estar certo de que a morte ocorreu.



Até a medicina atual confirma:


Está claro que o peso das evidências históricas e médicas indica que Jesus já estava morto antes de receber o ferimento em seu lado e apóia a visão tradicional de que a lança, introduzida entre as costelas do lado direito, provavelmente perfurou não apenas o pulmão direito, mas também o pericárdio e o coração e, portanto, garantiu sua morte. Por conta disso, interpretações baseadas na pressuposição de que Jesus não morreu na cruz parecem não estar de acordo com o conhecimento médico moderno'! ( William D. EDWARDs, Wesley J. GABEL & Floyd E. HOSMER, "On the Physical Death of Jesus Christ", Journal of the American Medical Association 255, no. 11 (March 21, 1986): 1463. )





Nenhum comentário:

Postar um comentário