segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Testemunho das mulheres

O testemunho e a confiança que os primeiros cristãos davam as mulheres é fascinante ao ponto de acabar com o chavão que diz que a Bíblia é um livro machista. Mas não é se a bíblia é um livro machista que quero falar aqui, é sobre a coragem que os apóstolos tiveram para colocar as mulheres como testemunhas da ressurreição de Jesus. Que eles foram sinceros ao ponto de colocar suas falhas e dúvidas nos registros sobre Jesus todo mundo percebe, mas queria chamar atenção para outro ponto: O fato de eles terem dado credibilidade as palavras das mulheres.

Naquela época as mulheres não eram aceitas como testemunhas em julgamento, por exemplo. Tanto que Celsus disse: "Essa fé baseia-se apenas no testemunho de algumas mulheres histéricas.".

Os relatos sobre as mulheres são tão incríveis que fazem qualquer um perguntar o motivo que eles teriam para coloca-las a não ser que falassem a verdade. Como Gary Habermas disse: "É como se os evangelistas estivessem querendo nos dizer: 'Sei que vocês vão achar isso difícil de acreditar, mas foi isso verdadeiramente o que aconteceu.'.


Comentando sobre Maria Madalena, o historiador Gary Habermas falou:

"Como historiadores, somos obrigados a comentar que, se essas histórias foram inventadas cinco anos depois da morte de Jesus, para não falar em trinta, quarenta ou cinquenta anos depois, eles nunca poriam Maria Madalena nesse papel [de principal testemunha ocular].[...] Para nós historiadores esse tipo de coisa é puro ouro em pó. " (Apêndice B do livro "Um ateu garante: Deus existe, Antony Flew, p. 186)

É muito estranho pensar que eles tivessem mentindo, principalmente os motivos para eles fazerem isso.


Da próxima vez que for ler o Novo Testamento, que tal dar uma olhada nesses aspectos?

Autor: Jonadabe Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário