quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Teoria da Evolução refuta o teísmo?

Bom, não sou evolucionista, mas não haveria nenhum problema acreditar que evoluimos se me mostrarem evidencais. Mas isso não vem ao caso.

Christopher Hitchens disse que a TE é incompativel com o teísmo, pra que? Ele não deveria dizer isso, mas disse, logo na frente de quem? Da pedra de tropeço dos céticos: William Lane Craig.

Muito boa essa resposta do Craig. Cheguei a rir da cara que o Hitchens fez enquanto ouvia a resposta.


7 comentários:

  1. Realmente muito boa a resposta de Craig. Mas uma ressalva deve ser feita. A grande maioria dos cristãos, especialmente os menos instruídos, interpreta a Bíblia literalmente, e não metaforicamente como Craig sugeriu. E provavelmente foi pensando no comportamento de tais cristãos que Hitchens se baseou. Fica fácil dizer que tudo é metáfora quando convêm.

    Quanto aos comentários sobre o princípio antrópico e as probabilidades relacionadas ao processo evolutivo, deixo a bola com Richard Dawkins, pois ele já trata tais tópicos de forma minuciosa em seu livro Deus Um Delírio, respondendo de antemão tais comentários, notavelmente recorrentes.

    ResponderExcluir
  2. Bom, li uma parte de "Deus, um delírio" na inernet, e não vi nada bem respondido por Dawnkins, quem sabe eu encontre, quando ler novamente, já que decidi comprar o livro em vez de ler no PC.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que ficou clara aqui, e que nenhum cristão se dá conta é que ele fala: A evolução é mentira, blasfêmia; mas, se for verdade, foi deus que fez. Argumento muito sem sentido, há de convir. "A terra não gira! Mas se sim, eu que projetei!.

    ResponderExcluir
  4. Bom, não vi onde ele disse que é mentira. E mesmo se fosse, qual o problema?

    ResponderExcluir
  5. Não vi quando ele disse isso. Mas se fosse, qual seria o problema?

    ResponderExcluir
  6. Nenhum. Afinal qual o problema em manipular um texto antigo, fazendo tomar o significado que bem convir?

    ResponderExcluir
  7. Mesmo que fosse só pra dar o significado que convem, não torna a interpretação falsa, só a motivação errada.

    Mas se ver, como ele disse, o que Santo Agostinho dizia há centenas de anos quando não tinhamos essas controversias, ele faz uma interpretação totalmente alegórica, que não vi um cristão hoje fazer nada parecido. Por isso, mesmo que isso seja verdade pra algumas pessoas, não se aplica a todos e não invalida a interpretação.

    ResponderExcluir