terça-feira, 27 de julho de 2010

O Consolador é o Espiritismo?

O texto bíblico citado pra essa afirmação no Evangelho Segundo o Espiritismo é o seguinte:

Se me amais, guardai os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
[...]

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

A outra parte fala:

Jesus promete outro consolador: o Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo há dito. Se, portanto, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido.

O problema é que Jesus não disse que o mundo ainda não conhece o Espírito da Veradde por não estar maduro. Ele diz que o mundo não recebe. E diz que não o recebe porque não e não conhece. Ainda afirma que os apostolos já conheciam, porque ele habita com eles, e que sempre estaria com eles.

Jesus disse que o consolador faria os apóstolos lembrarem tudo que ele havia dito, e ensinar. É um erro pensar que tudo que foi dito na bíblia, é dito pra quem está lendo. Está claro que eram os apostolos que seriam lembrados e ensinados por tudo que Jesus disse. Então, se Jesus falou a verdade, os apostolos receberiam o Espírito da Verdade que iria instruir.

Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja. (Mateus 16:18) Então, se acreditamos de fato em Jesus, esse relembrar seria para os apóstolos relembrarem de tudo que Jesus disse, também ensinar e ajuda-los em questões dificeis. E foi o que o Esprito lembrou e ensinou os apostolos, como é relatado nas cartas apostolicas e no livro de Atos. É óbvio pelo texto que Jesus disse que seus discipulos eram os que seriam lembrados. É um erro pensar que tudo escrito na bíblia se refere a quem está lendo.

Vamos ver o que os relatos preservados deles que possuimos afirma (Seria bom ler mesmo cada versiculo citado):

- Os apostolos já criam que o Espírito Santo havia sido enviado: Atos 19:2; Lucas 12:12 (o Espirito Santo ensinaria os Apóstolos o que convenha falar); Atos 8:15-17; Atos 13:4; Atos 20:23; Atos 2:4; João 20:22; Judas 1:20; Efésios 4:30; Atos 15:28.

Segundo eles, Deus já havia dado o Espírito Santo. "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." 1 Tessalonicenses 4:8

E isso é evidenciado em Atos:

E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1:4,8)

E a promessa de Cristo foi cumprida, como registrada no mesmo livro (v. 2,4)

Além de crer que o Espírito foi enviado, eles, por meio do ensino desse Espírito, acreditavam que o mesmo tinha personalidade, e que já a manifestava naquela época:

- Inteligência - 1 Co 2.9-11; Jo 14.26;
- Vontade e capacidade de escolha - At 13.2; 16.6; 20.28; 1 Co 12.11;

Pedro disse que Ananias mentiu ao Espirito Santo, e fala que nao mentiu aos homens, mas a Deus:

"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus." Atos 5:3,4

E o escritor de Hebreus confirma que o Espírito é Eterno (v. 9,14)

O que se pode concluir é que:

1 - Segundo as palavras de Jesus, o Espírito Santo viria naquela época, em Jerusalém, para os seus discipulos.
2 - Os discipulos afirmaram que o que Jesus disse foi cumprido.
3 - O Espírito era atuante na Igreja.
4 - Ele possuia caracteristicas de uma personalidade.
5 - Ele é Deus.

Uma pergunta:

Diante do que foi exposto (que é claro e é diferente da visão espírita), o que o Evangelho Segundo o Espíritismo afirma foi ensinado pelo Espírito da Verdade?

Autor: Jonadabe Rios

Um comentário:

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir