sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aleluia e Trato - Missa Tridentina


"Ao Gradual, sucede o Aleluia ou o Trato, conforme o tempo do ano: o Aleluia é repetido como um responsório e seguido de um versículo, depois do qual se torna a repetir uma terceira vez Aleluia. Este canto, por excelência, de louvor a Deus, devia ter seu lugar na Santa Missa. Ele tem qualquer coisa de tão alegre e, ao mesmo tempo, de tão misterioso, que nos tempos de penitência, quer dizer, depois da Septuagésima até a Páscoa, não é cantado.

Então é substituído pelo Trato. Este ocupa piedosamente a Assembléia durante o tempo necessário para as diferentes evoluções que devem ter lugar, quando o diácono, depois de ter pedido a bênção do padre, vai em procissão para o púlpito do evangelho e se prepara para fazer ouvir o Verbo de Deus.

O trato se compõe algumas vezes de um salmo inteiro, ou quase, assim como vemos no primeiro domingo da Quaresma; ordinariamente, só contém alguns versículos. Esses versículos, que se cantam com uma melodia bastante rica e muito característica, seguem sem anúncio e repetição: por ser todo executado de uma só vez, em uma só tirada, recebe o nome de Tractus."

O que acho interessante é que, até mesmo para quem não entende nada da língua, nem mesmo do português para ler em um missal bilíngue, se pode compreender muita coisa somente com os gestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário