terça-feira, 28 de julho de 2015

EDUCAÇÃO SEXUAL - Pe. Leonel Franca

Retirado do livro "A Formação da Personalidade", esse texto mostra através do bom senso e dos resultados de especialistas, o quanto a educação sexual nas escolas é prejudicial. Infelizmente preferiram seguir tais novidades e o resultado está aí, como qualquer pessoa pode ver. Não preciso comentar, pois, sobre o atual estado de depravação e da impressão dada a jovens e adultos de que o sexo é o que os fará felizes. Agora imagine os malefícios da educação proposta já naquela época em comparação com o que querem aprovar atualmente.



Parece-nos de capital importância excluir qualquer iniciação sexual feita coletivamente nas escolas. Nos mistérios da vida quem deve iniciar os adolescentes são os pais. Só o lar reúne as condições psicológicas e morais para uma educação sadia e eficiente em matéria tão delicada. Entre outros, a iniciação coletiva encerra os seguintes
inconvenientes:

1) Na mesma idade, o desenvolvimento sexual é extraordinariamente diverso de indivíduo para indivíduo. Uma instrução adaptada a uns poderia provocar em outros surpresas funestas, choques nervosos e desequilíbrios morais de que dificilmente viriam a convalescer mais tarde.

2) A explicação feita em público de assuntos tão delicados autorizaria depois entre alunos conversas e trocas de ideias sobre as matérias vistas em aulas. É mais um incentivo, oficialmente sancionado, às conversações obscenas e por meio delas à corrupção sistemática dos mais sadios pelos mais depravados.

3) A iniciação sexual, para ser verdadeiramente eficaz no dizer unânime de psicólogos pedagogistas, requer un complexo de qualidades - e entre elas um respeito e amor à pureza de cada aluno - que fora ingenuidade esperar se encontrem em cada professor ou professora das nossas escolas públicas. Na maioria dos casos, o efeito seria desastroso e os escândalos da vida social que tanto se deploram, começariam bem cedo a contaminar as nossas escolas com incrível prejuízo da saúde, higiene e moral das novas gerações.

4) A propaganda em favor da iniciação sexual nas escolas é toda baseada num falso postulado pedagógico, isto é, na opinião de que a corrupção nasce da ignorância. Engano. Trata-se aqui muito mais de força moral do que de saber. A verdadeira pedagogia sexual concentra os seus esforços na formação da vontade e na educação do caráter e evita despertar imagens e curiosidades malsãs a que não resistiriam as consciências ainda mal formadas das crianças

5) Por estes e outros motivos, que não nos é dado aqui explanar, a iniciação coletiva, longe de representar um progresso na pedagogia, tem despertado entre os mais autorizados mestres, resistências tenazes e condenações categóricas.

F. W. FORSTER, professor de filosofia e pedagogia nas Universidades de Viena, zurich e Munich, aponta como erro perigoso "a ideia de que a depravação e superexcitação sexuais da juventude moderna seriam o resultado da insuficiência do ensino sobre a questão sexual, enquanto que a verdadeira causa deve ser unicamente procurada na terrível baixa na educação do caráter e no delírio do prazer, comum em nossa época. Num meio assim que significa só o ensino? Se o homem não é elevado por uma concepção mais alta da vida, o ensino tenderá, no máximo, a excitar-lhe a curiosidade do que se lhe não diz." (Sexualethfk und Sexualpadagogik, trad. franc., p. 203)

STANLEY HALL, o príncipe dos pedagogos norte-americanos, depois de assinalar as crises da alma e as perturbações nervosas que são muitas vezes as consequências de semelhantes intervenções prematuras, conclui que "devemos detestar toda espécie de iniciação coletiva. " (Educational Problems., New York, 1 9 1 1 , vol. I. )

O Dr. W. STEKEL, especialista de psicoterapia em Viena, no seu estudo sobre os "Estados de angústia nervosa e seu tratamento", Berlim, p. 3 10, conclui as suas reflexões sobre o assunto com estas palavras: "Sou adversário declarado do sistema de iniciação que se propaga atualmente e que se me afigura uma epidemia mental, uma espécie de exibicionismo psíquico. A iniciação coletiva nas escolas é um pensamento monstruoso cuja realização acarretaria inumeráveis choques sexuais... A questão só pode ser solucionada individualmente, e o melhor meio seria que, a começar de certa idade, os pais introduzam nas conversas coisas sexuais como coisas naturais, sem exposição solene nem cerimônias misteriosas. Não esqueçamos que a raiz de todos os desejos malsãos é a curiosidade sexual e que a iniciação precoce dos meninos seria, para o desenvolvimento da humanidade, um grande prejuízo cultural."

Em nome, portanto, da higiene, da pedagogia e da moral julgamos que se deve excluir dos programas de ensino uma iniciação coletiva, feita nas escolas públicas.



Já ouviu falar em Dom Anscar Vonier? Ainda não? Então acesse: http://anscarvonier.wordpress.com/


Veja também: https://www.facebook.com/projetoanscarvonier

Nenhum comentário:

Postar um comentário