domingo, 14 de setembro de 2008

Os apóstolos falaram a verdade?

"Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares de sua majestade" 2Pe 1:16

Se um grupo de pessoas quisesse criar uma mentira, o que elas fariam? Omitiriam seus erros, ou pelo menos a maioria deles, para assim dar um ar de grandiosidade e fazer com que as pessoas realmente acreditem nelas. Não é isso o que acontece quando as pessoas mentem? Não é o mesmo que acontece com alguns falsos religiosos que querem criar mentiras para iludir as pessoas e lhe dar um ar de santidade? Ou quando um político corrupto (Claro que não são todos) faz uma campanha política, e mostra as coisas que supostamente fez? normalmente eles, os corruptos, omitem os seus erros, enganando muita gente com suas promessas e seus grandes feitos.

Mas os apóstolos fizeram exatamente o contrario, eles foram sinceros mostrando seus erros e defeitos. Vejamos alguns:

São tolos:

- (Mc 9:32, Lc 18:34, Jo 12:16)

Covardes:

- Todos os discípulos fugiram e se esconderam (com exceção de um) quando Jesus mais precisou.

- Pedro negou Jesus três vezes.

- Enquanto os homens foram covardes e fugiram, as mulheres foram corajosas, e muito corajosas para sua época.

Foram advertidos:

- Foram repreendidos por ter pouca fé: Mt 8:26

- Pedro é chamado de “satanás”.

- Paulo repreende Pedro por estar errado, e é bom lembrar que Pedro é um dos pilares da igreja e Paulo estava mostrando nas escrituras que ele estava errado.

- Tiago e João foram repreendidos por querer os melhores lugares ao lado de Jesus.

- Foram ensinados de maneira dura que o líder deve servir primeiro.

Eles duvidaram:

- Apesar de terem sido informados que Jesus morreria e ressuscitaria, eles duvidaram, menos as mulheres! Os discípulos só acreditaram quando viram Jesus ressuscitado!

Apáticos:

- Caíram no sono duas vezes quando Jesus pediu para que orassem: Mc 14:41.

- Não fizeram nenhum esforço para dar a Jesus um enterro adequado, que foi sepultado por José de Arimateia, um membro do Sinédrio.

- Correram quando Jesus, que era seu amigo e sempre os ajudava, precisou.

Como Jesus era visto:

- Jesus foi visto como enganador: Jo 7:12

- Foi chamado de beberrão: Mt 11:19.

- Endemoniado: Mc 3:22, Jo 7:20, Jo 8:48

- Louco: Jo 10:20

- Teve seus cabelos enxugados por uma prostituta (Fato que tinha o potencial de ser visto como uma provocação sexual): Lc 7:36-39.

- Foi crucificado, sendo que ser pendurado em um padeiro era maldição.

- Nem os irmãos acreditavam em Jesus: Jo 7:5.

Mateus era odiado por muita gente (talvez só menos odiado que Judas Iscariotes), já que era um coletor de impostos, Lucas e Marcos nem faziam parte dos 12 apóstolos! Que motivo alguém escreveria um livro e colocaria o nome deles, se não fossem eles mesmos? Isso pode ser visto nos evangelhos apócrifos, que supostamente foram escritos por pessoas exemplares depois de sua conversão. A única exceção é João.

Se estivesse inventando uma mentira, colocaria todos estes detalhes embaraçosos acerca de você e de seus amigos? Diria para todos que era um covarde e que deixou seu amigo quando mais precisou? Admitiria que duvidou? Confessaria, naquela época, que mulheres foram mais corajosas e fieis que você? E que negou seu mestre, não uma, mas três vezes depois de ter dado uma de corajoso e fiel?

Ninguém, em sã consciência, colocaria estes detalhes se estivessem criando uma mentira. Os apóstolos foram fieis como testemunhas oculares, que fizeram o que ninguém faria por um mito ou mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário