quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Jesus não morreu?

O tempo passa e algumas teorias sobre Jesus parecem continuar persistindo mesmo diante das evidencias contrárias. Às vezes penso que é o desespero de algumas pessoas pra tentar provar, a qualquer custo, que o cristianismo é falso. Como no post anterior, de Ravi Zacharias, querem criar seu proprio canon! Como? Não sei. O que da pra perceber é que o que dizem vem sempre acompanhado de présuposições, as suas conclusões já vem de inicio.

Já coloquei um texto sobre a morte de Jesus, mas recentemente encontrei no orkut uma postagem daquelas mesmas teorias já refutadas. Jesus não morreu? Alguns creem que sim. E haja fé para isso!

Por isso decidi fazer algumas observações a mais, e repetir algo do que ja coloquei, pra ajudar quem ainda tem fé que Jesus não morreu. O texto que li trata também sobre a ressurreição, mas o que quero falar agora é somente sobre a sua morte.

Segundo os relatos bíblicos, Jesus começou sua agonia no Getsemani, quando ele experimentou o que os médicos chamam de hematidrose, ou seja, os vasos capilares de suas glandulas soporiferas se romperam, por consequencia sua pele ficou muito frágil.

Depois ele foi ferido e surrado diante de Caifás, no outro dia espancado e ferido e conduzido ao Pretório, onde foi despido e novamente surrado por chicotes repletos de ossos afiados. Seu corpo foi triturado. E, pra completar, enfiaram espinhos em sua cabeça.

Aí dizem: "Cadáveres não sangram. O Jesus supostamente morto sangrou, ao ser golpeado pela lança do soldado romano (Jo 19:34)"


Mas acredito que isso aí ta mais pra uma evidência da morte de Jesus. Como esse escritor do I século saberia, algo que só foi descoberto no século XX, que o coração é rodeado por uma bolsa de água (pericárdio). A água veio do pericárdio e o sangue do coração.

Como Gary Habermas, que debateu com o ex ateu Antony Flew sobre a ressurreição de Jesus [1], disse: "Mesmo que Jesus estivesse vivo antes de ser lancetado, a lança quase certamente o teria matado. Portanto, este torax ferido também refuta a teoria do desmaio".

Ele disse "quase certamente", mas juntando isso com o fato de que o corpo de Jesus já estava muito debilitado, como acreditar que ele sobreviveu à crucificação?

Sem contar que dizer que ele estava com os sentidos bloqueados tá mais pra outro argumento a favor de sua morte. Por que? Porque, como as pesquisas medicas mostram, a crucificação é essencialmente morte por sufocamento, "quando o corpo pende para baixo, os musculos intercostais e peitorais que cercam os pulmões detem o processo normal da respiração. Mesmo que Jesus tivesse recebido uma droga para pô-lo em transe semelhante à morte, ele não teria podido sobreviver à morte por sufocamento. Como Habermas declara: 'Não se pode fingir a incapacidade de tomar fôlego por qualquer quantidade de tempo'". (Ressurreição, de Hank Hanegraaff, p. 40)


Como coloquei outra vez:

"Está claro que o peso das evidências históricas e médicas indica que Jesus já estava morto antes de receber o ferimento em seu lado e apóia a visão tradicional de que a lança, introduzida entre as costelas do lado direito, provavelmente perfurou não apenas o pulmão direito, mas também o pericárdio e o coração e, portanto, garantiu sua morte. Por conta disso, interpretações baseadas na pressuposição de que Jesus não morreu na cruz parecem não estar de acordo com o conhecimento médico moderno'!" ( William D. EDWARDs, Wesley J. GABEL & Floyd E. HOSMER, "On the Physical Death of Jesus Christ", Journal of the American Medical Association 255, no. 11 (March 21, 1986): 1463. )

"Os romanos eram profissionais em matar, totalmente cuidadosos quanto a isso, tanto que tinha uma lei que dava pena de morte ao soldado que tentasse deixar um prisioneiro escapar da morte (ou deixasse mesmo sem tentar). O soldado romano não quebrou as pernas de Jesus porque sabia que estava morto (diferente do que aconteceu com os outros crucificados), ja que eles faziam isso pra apressar a morte."



Ou seja, os que dizem que Jesus apenas desmaiou estão afirmando que:

Com o corpo já fragilizado, Jesus foi golpeado várias vezes, chicoteado, perfurado por espinhos, carregou a cruz até certo ponto, foi crucificado, ficou exposto por horas, depois foi dopado, teve o coração perfurado, e, por um milagre, conseguiu não ser sufocado diante da sua situação. Depois disso foi enrrolado com panos e especiarias, sepultado durante 3 dias numa tumba que provavelmente não tinha nenhuma higiene, e ainda viveu!

Caramba! Isso exige mais fé do que acreditar na ressurreição!

Autor: Jonadabe Rios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário