sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Perguntas sobre Jesus e a Trindade

Acabo de ver algumas perguntas no Orkut sobre a Trindade. O titulo do tópico foi "PERGUNTAS QUE FICARÃO SEM RESPOSTAS LOGICAS", numa comunidade sobre teologia. Acredito que sem lógica seja a maioria das perguntas coloadas, pois, com a mesma forma da maioria das criticas à divindade de Jesus e a trindade, deram a entender que não houve um estudo profundo sobre o que chamamos de Trindade, nem o que se diz sobre as duas naturezas de Jesus. Vamos às perguntas, e algmas respostas.

1º Se Jesus é parte de uma trindade por que ele não dizia isso abertamente, pelo contrario nem mesmo os apóstolos mais próximos sabiam disso?
Mesmo que não tivesse nenhum motivo para que ele não falasse isso abertamente, usando este seu argumento poderíamos negar, também, a ressurreição e Jesus como o messias, pois além de dizer de forma obscura, Jesus às vezes proibia os apóstolos fazerem menção dessas coisas, tanto que muitos foram acreditar na ressurreição somente depois do fato ter ocorrido.

Mas existem razões para que Jesus não tivesse feitos declarações mais objetivas quanto a isso.

A maioria dos judeus tinha um conceito diferente de como seria o messias e do que ele faria, eles pensavam que o messias libertaria seu povo de Roma. Isso foi um problema pra Jesus, tanto que houve uma vez (quem sabe outras que não foram relatadas) que Ele teve que fugir depois de fazer um milagre (Jo 6.15).
Agora pense se Jesus tivesse dito essas coisas abertamente, feitos vários milagres pra confirmar isso, como ficaria a expiação? Talvez eles não iriam mata-lo.
Sem contar que ele não seria nosso exemplo de humanidade se tivesse que usar sua autoridade toda vez que enfrentasse um problema.

Mas, mesmo não sendo muito claro, qual foi a acusação da morte de Jesus?

“Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.” João 10:33


2º Se Jesus é parte de uma trindade por que não tava escrito isso no Antigo Testamento, nem na Torá de Moises nem nos profetas nem nos Salmos?
O povo judeu convivia com povos que adoravam deuses falsos, tanto que há uma passagem no Antigo Testamento para garantir que só existe um Deus, isso foi uma necessidade. Mas algumas profecias mostram que o messias seria divino, vamos ver isso adiante.


3º Se existe uma trindade por que Deus ia ensinar que ele é Um no Antigo Testamento para depois se contradizer e dizer que é na verdade três, alias por que ele é três igual aos pagãos, por que não quatro ou cinco e quem sabe uma infinidade de seres?
A mesma resposta da pergunta acima.

Além disso, esta pergunta mostra pouco entendimento do que é a Trindade. Seria bom buscar entender melhor, sem preconceitos, antes de ficar fazendo perguntas sem lógica.
Sobre a Trindade ser igual aos deuses pagãos, eu discordo, porém vou tratar disso em outro momento, pois, mesmo se fosse igual aos deuses pagãos, isso não o anula como ensinamento bíblico.

4º É dito que ninguém sabia que Jesus era Deus, ate por que se suponha que ele era um Mestre, profeta coisas nesses termos, nem mesmo que ele era o Messias o povão sabia, pois Jesus não se revelava, Ora então por que é que os trinitarianos usam passagens para dizer que Jesus era adorado como Deus se ninguém nem mesmo imaginava que ele fosse Deus?
Na verdade as pessoas estavam confusas, e não que eles não sabiam.

Nem preciso lembrar que ao dizer que Jesus não se revelava como Messias de forma clara derruba a mascara da primeira pergunta.


5º Os apóstolos suponham que Jesus era o Messias, o filho de Deus e imaginavam que o Reino se manifestaria naquele momento que ele subia pra Jerusalém. Porém supor que Jesus era filho de Deus não era a mesma coisa de ser YHWH. Onde algum apostolo reconhece que Jesus é YHWH?
Os quatro evangelistas reconhecem que Jesus é YHWH. Veja que vou usar a tradução do Novo Mundo, que, como você deve saber, eles não acreditam que Jesus é Deus.

Todos os quatro evangelhos dizem que João Batista é a voz que clama no deserto (Mateus 3:3; Marcos 1:3; Lucas 3:4; João 1:23). Mas para quem a “voz que clama no deserto” prepararia o caminho? Vejamos a profecia que fala disso:

Isaías 40
6 Escuta! Alguém está dizendo: “Clama!” E um disse: “O que devo clamar?”
“Toda a carne é erva verde, e toda a sua benevolência é igual à flor do campo. 7 Secou-se a erva verde, murchou a flor, porque soprou sobre ela o próprio espírito de Jeová. Decerto as pessoas são erva verde. 8 Secou-se a erva verde, murchou a flor; mas, quanto à palavra de nosso Deus, ela durará por tempo indefinido.”
9 Sobe tu a um monte alto, mulher portadora de boas novas para Sião. Eleva a tua voz mesmo com poder, mulher portadora de boas novas para Jerusalém. Eleva-a. Não tenhas medo. Dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus.” 10 Eis que o próprio Soberano Senhor Jeová virá mesmo como alguém forte, e seu braço governará por ele. Eis que está com ele a sua recompensa e diante dele está o salário que paga. 11 Qual pastor ele pastoreará a sua própria grei [blue[(Quem é o bom pastor?). Com o seu braço reunirá os cordeiros; e [os] carregará ao colo. Conduzirá [com cuidado] as que amamentam.
Vamos, use a lógica. Pois isso mostra que a única conclusão lógica é que os evangelistas, não só acreditavam que Jesus era o próprio YHWH, mas também divulgavam isso.

p.s.: Aguarde um tempinho que talvez o pessoal lá da torre de vigia modifique “um pouco” essa profecia, rsrsrsrsrsrs

Outros reconhecem que Jesus é YHWH quando afirmam que "a Palavra tornou-se carne", que Jesus é "é Deus acima de todos" (Rm 9.5) e que "em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Cl 2.9).

O que é algo pleno? É algo completo, ou seja, Jesus é completamente Divino.
Embora existam mais alusões à divindade de Jesus, considero isso suficiente.


6º Quando Jesus estava pendurado na cruz eles suponham que era Deus que estava na cruz? Se achavam que Jesus era Deus, por que achavam que Deus estava morrendo e lamentaram? Se não achavam que Jesus era Deus, por que seguiam Jesus, se como dizem ele recebia adoração como um Deus? Eu já vi os apóstolos reconhecendo em Jesus o Messias, o filho de Deus, onde eles reconhecem que ele é YHWH?
Bom, onde reconhecem que ele é YHWH você viu acima. Mas te lembro de estudar melhor o que significa a trindade, e aproveitar pra buscar entender o que queremos dizer quando Jesus adicionou a humanidade para si. Entendendo isso, fica tudo mais lógico.


7º Quando Jesus falava ele falava como homem, quando curava era o homem usado por Deus no poder da fé e oração, se ele não era onipotente, nem onipresente nem onisciente era por que estava como homem, fazia oração por que estava como homem etc, pois bem já conhecemos a parte de Jesus agindo como homem, onde está a parte em que ele age como YHWH?
Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (]o 8.12). Mas o salmista declara "O SENHOR é a minha luz" (127.1)

Em outra ocasião Jesus declarou: "Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer" (]o 5.21). Mas o AT ensina claramente que somente Deus é o doador da vida (Dt 32.39; 15m 2.6), aquele que levanta dos mortos (Is 26.19; Dn 12.2; Jó 19.25) e o único juiz (Dt 32.35; JI3.12)

Concordo com você quando diz que era Deus quem curava, pois nos evangelhos vemos que era Jesus quem curava, por vontade própria, em grande parte sem fazer orações. Além de perdoar os pecados viu? Mas, "Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?" Mc 2:7


8º A trindade diz que cada pessoa da divindade teve seu tempo na História. Pois bem Jesus começou ha Dois mil anos, o Espírito Santo depois de Jesus ate os dias de Hoje, mas espere antes de Jesus quem estava agindo e orientando os profetas era o Espírito Santo, e o se o Espírito santo for uma terceira pessoa o Pai nem sequer existe nas Escrituras. Deus so falava por meio de anjos e atraves de seus Espírito nos profetas, mas se o Espírito é outra pessoa onde está o Pai?
Bom, não vejo nenhum trinitário falar que cada pessoa da trindade é obrigada a atuar somente em momentos específicos na história da humanidade.


9° Todos sabemos que Jesus ressuscitou e continua sendo homem, homem celestial mas mesmo assim homem, e como filho do homem virá nas nuvens do céu. Pois bem Onde Jesus não é homem hoje? E onde ele é Deus?
Só lembrando pra dar uma lida naqueles assuntos.


10° Dizem que Jesus como homem é menor do que Deus, mas que quando ressuscitou ele está em pé de igualdade, e o que dizer disso: A seguir haverá o fim, quando ele entregar o reino a Deus pai, depois de ter destruído todo Principado, toda Autoridade, todo Poder, pois é preciso que ele reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído será a morte, pois ele tudo pôs debaixo dos pés dele. Mas, quando ele disser: Tudo está submetido, evidentemente excluir-se-á aquele que tudo lhe submeteu. E quando todas as coisas lhe estiverem submetidas, então o próprio filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, para que Deus seja tudo em todos. (I Co 15:24-27)
Existe uma GRANDE diferença entre Jesus ser menor em função e ser menor em natureza. Exemplos aqui são vários, ou você acha que não somos humanos apenas por estar submetidos à autoridade dos moderadores e donos dessa comunidade?

Além do mais, não dizemos que quando ele ressuscitou ele ficou em pé de igualdade. Na verdade afirmamos que ele está com a natureza que teremos após nossa ressurreição.



Outros argumentos a favor da divindade de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário