terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Precisamos de algum conhecimento de 2 mil anos atrás que não podemos fazer melhor hoje?

Me deparei com esta pergunta em um comentário aqui no blog, que, segundo quem comentou, é a pergunta que devemos fazer. A primeira coisa que pensei é que parece que muita gente se importa mesmo é com perguntas e respostas rápidas e fáceis.

É bom notar que tal pessoa já pressupõe algumas coisas. (1) Que o conhecimento atual sobre qualquer assunto que seja é melhor do que o antigo, (2) e por isso podemos dar melhores explicações sobre as questões ultimas da vida com o conhecimento atual.

Minha resposta a essa pergunta é que se as evidencias apontarem para a veracidade de tal conhecimento, então sim, precisamos, e muito. Caso contrário, não precisamos desse conhecimento, ou necessitamos dele da mesma forma de todos os outros tipos de conhecimento.

O conhecimento que supostamente foi ensinado por Jesus Cristo, não é um tipo de conhecimento como outros, feitos por meios de pensamentos e questionamentos filosóficos. Segundo Jesus, o tipo de conhecimento ensinado ao mundo é um conhecimento [revelado] diretamente pelo Pai ao Filho (Jesus), de modo que, sozinhos e tateando, nunca conseguiríamos.

Essa revelação não foi meramente um conjunto de ensinamentos filosóficos e morais, como alguns parecem crer, mas algo que supostamente pode mudar a vida de cada pessoa.

É claro que se fosse apenas outros tipos de conhecimentos não revelados, como os de vários outros lideres religiosos e filósofos, realmente não precisaríamos. A maioria delas dizem praticamente a mesma coisa: devemos ser bons, amar ao próximo e fazer boas obras (normalmente diferem do que seriam tais boas obras). Outras afirmam que devemos se desapegar ao mundo material, pois ele é mau ou é uma ilusão.

Poderíamos, então, a partir daí, observar a lógica de cada ensino e seguir o que consideramos mais coerente, ou seguir o que consideramos coerente em todas essas cosmovisões formando mais uma.

Mas segundo o conhecimento supostamente revelado por Jesus, nós estamos caídos. Nós estamos distantes de Deus, e nossas obras não podem nos levar de volta Àquele que nos faz totalmente humanos, pois é a razão de nossa vida. Presos por nossas próprias más vontades, não desejávamos amar a Deus, e, sozinhos, não tinha como ser reconciliados com Ele. Toda a criação estava caída, sujeita a morte e ao pecado.

Então, o próprio Deus interveio em nossa história. Ele não deixaria sua criação se corromper cada vez mais.

Jesus foi o ponto central nessa nossa história. Ele não só nos deixou uma filosofia de vida supostamente verdadeira, mas ressuscitou dos mortos para cumprir a promessa divina de que não deixaria sua criação.

Não só a nova criação do mundo, mas do ser humano. Nós podemos nascer de novo e sermos considerados filhos de Deus. Podemos nos reconciliar com o Senhor do Universo.

Então, se isso for verdade, então realmente precisamos de tal conhecimento. Não por ser um conhecimento como qualquer outro, mas por ser algo que pode mudar totalmente a nossa vida.

Dessa forma, não penso que a pergunta principal seja se precisamos de algum conhecimento antigo que não podemos fazer melhor hoje, pois não podemos fazer o que essa suposta revelação nos mostra, e sim outra pergunta: como posso saber se os acontecimentos há cerca de 2 mil anos referentes a Jesus foram verdadeiros?

Aos que já fizeram essa pergunta, acrescento outra: você tem feito sua busca com sinceridade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário