sexta-feira, 30 de julho de 2010

O que é ou não cristão?

Me deparei com a seguinte pergunta:

Afirmar que Jesus foi imolado para aplacar a ira de Deus, e resgatar os nossos pecados, não contraria fundamentalmente a mensagem Cristã?

O Cristo afirmou que a violência não poderia ser combatida pela violência.

O mal não poderia ser combatido pelo mal.

Como querem então alguns, que o sacrifício de sangue humano possa ser Cristão?

Algumas pessoas hoje em dia têm que entender uma coisa: o que é cristão não é todo esse nhanhanha por aí de somente amar ao proximo, somente fazer caridade, somente qualquer blablabla (até mesmo o "somente as escrituras").

A doutrina cristã é tudo o que foi passado pelos primeiros discipulos de Jesus.

Eles que viram e ouviram Jesus falar, você e eu não. Eles que aprenderam por anos com Jesus, você e eu não. Eles foram feitos apostolos e divulgadores da mensagem cristã que foi ensinada e vivida por Jesus, você e eu não. Foram com eles que Jesus deixou a responsabilidade de ensinar todas as coisas que haviam aprendido, e com a promessa de que não esqueceriam. Não pra mim ou pra você.

Esses que presenciaram, ou ouviram dos que presenciaram, escreveram o que chamamos hoje de Evangelhos segundo Mateus, Marcos, Lucas e João. Eles foram os que escreveram cartas no primeiro século a toda a igreja. Eles morreram afirmando que falavam a verdade. Provaram que foram sinceros. No maximo foram loucos.

Esta Igreja, nas suas diversas comunidades, preservou esse ensino de forma oral e escrita, e isso foi passado de forma sucessiva e universal (daí o termo Católica). Todas aquelas comunidades possuiam suas crenças em comum, pelo simples fato de que tiveram origem apostolica, diferente da gnose e outros movimentos.

Então o que é ou não cristão, não é todo esse discurso piegas que hoje as pessoas acham, mas sim o que eles, os primeiros discipulos de Jesus, presenciaram e afirmaram.

Eles que foram os chamados cristãos, e eles acreditavam nisso. Então se acreditavam na morte expiatória, então ela é uma doutrina cristã. Se eles ensinavam que Jesus ressuscitou de fato dos mortos, então é uma doutrina cristã. Por mais que para alguns pareça uma idéia absurda.

E não é qualquer modismo de quem não presenciou nada daquilo, de quem não viu e ouviu Jesus pessoalmente, de quem não morreu pelo nome de Jesus na mão dos poderosos, que vai dizer o que é ou não cristão.

Não sou eu ou você, são eles que têm que dizer. Eles foram os enviados por Jesus.

Podem até dizer que é contraditório, errado e que não concordam. Qualquer um tem esse direito. Mas a idéia de que o que eles, os discipulos que viveram com Jesus, e os primeiros que tiveram o nome de cristãos, não preservaram a doutrina que teve esse nome por causa deles, que pregavam o seu Cristo morto e ressuscitado, e que qualquer pessoa vários séculos depois vai poder aparecer e dizer o que é ou não cristão? Essa é uma idéia totalmente absurda.

Outra questão é entender o porque disso tudo, qual o proposito e como conciliar. Mas dizer que algo é cristão ou não só porque não entendeu, e daí descartar o que aparentemente não faz sentido, é desonesto e contrário a tudo o que Jesus disse.

Eu posso concordar, discordar ou não entender. Nada mais que isso.

Um comentário:

  1. Muito bom, honesto e inteligente. Dá pra sentir certa revolta justa com os certos iluminados que aparecem por ai hj.

    ResponderExcluir