quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Criação versus evolução – A ciência contradiz a Bíblia?


Peter Kreft e Ronald K. Tacelli

Antes de compararmos essas duas idéias, devemos distinguir três significados que a evolução pode ter:

1 – Evolução pode significar uma teoria sobre o que aconteceu para que espécies mais complexas aparecessem na terra e quando isto se deu, analisando os registros fósseis.

2 – Evolução pode significar uma teoria sobre como isso aconteceu pela seleção natural, pela sobrevivência do mais forte, mais apto.

3 – Evolução pode significar a ausência de um projeto divino para a criação, suprimindo Deus do processo de seleção natural. Esse terceiro sentido não é absolutamente científico, mas filosófico e teológico.

Podemos aceitar a evolução no sentido 1, mas não totalmente no sentido 2. Contudo, não podemos aceitar de modo algum uma evolução no sentido 3, porque existe uma contradição clara entre a Bíblia e a proposição 3, pois esta implicaria que Deus não é o Senhor da Criação. Mas vale lembrar que a evolução no sentido 3 não é de modo algum científica.

Também há sérios problemas quanto à evolução no sentido 2 e até no sentido 1, mas estes não chegam a contradizer a Bíblia. Os principais problemas científicos das proposições 1 e 2 incluem: a ausência de formas de transição no registro fóssil, a rapidez do aparecimento da nova espécie; a total ausência de qualquer evidência empírica para a herança de característica adquirida do ambiente, exceto dentro de uma espécie (por ex., os tentilhões de Darwin). Em outras palavras, não existe evidência empírica convincente de uma única espécie se desenvolvendo em [ou a partir de] outra. Mas, se houvesse, isto não implicaria uma contradição entre a teoria da evolução e a da criação.

Aqueles que crêem que existem tais contradições geralmente apontam para as duas seguintes questões: (1) As outras espécies foram criadas sobrenaturalmente por Deus ou evoluíram naturalmente pela seleção natural? (2) E nós? Somos feitos à imagem do King Kong ou de Deus? Adão foi filho de um macaco ou filho de Deus?

Vejamos resumidamente esses dois “pontos de atrito” para a controvérsia entre criação e evolução.

Com relação à primeira questão, não existe contradição lógica entre a afirmação na Bíblia de que no principio Deus criou os céus e a terra (Gn 1.1) e a afirmação de que a variedade de espécies teriam se desenvolvido pela seleção natural. A ciência é como o estudo da ecologia interna de um aquário. A Bíblia é como uma carta da pessoa que criou o aquário. Muito longe de serem logicamente exclusivas, as duas idéias da criação e da evolução facilmente complementam uma à outra ou, pelo menos, uma sugere a outra.

Não é dito na Bíblia que Deus criou (verbo bará) cada espécie por um ato separado, mas sim que Ele disse: Produza a terra seres vivos (Gn 1.24). Por outro lado, uma teoria da evolução que se confina à ciência empírica não pretende saber se existe ou não um Criador divino por trás das forças naturais. Mas certamente sugere fortemente um Criador cósmico.

Com relação À segunda questão, também não existe contradição lógica entre a afirmação da Bíblia de que a alma humana foi feita à “imagem de Deus”, foi “assoprada” (feita espírito) em nós a partir de Deus, e a afirmação da evolução de que nosso corpo teria evoluído de formas inferiores. Gênesis 2.7 permitiria tal origem dupla.

A atual controvérsia na biologia entre os “criacionistas” e os “evolucionistas” não representa real ameaça aos teólogos. Mas tem gerado um duplo mal-entendido. De um lado, muitos teólogos tem usado mal a Bíblia para tentar estabelecer ou desestabilizar uma teoria científica da maneira menos científica possível. Por outro lado, muitos cientistas têm usado  mal uma teoria da ciência para tentar tirar a credibilidade da Bíblia, da maneira menos filosófica possível. Ambos se agarraram às suas teorias extraterritoriais com tenacidade fanática. Muitos evolucionistas são tão “zelosos” e fundamentalistas quanto qualquer fundamentalista religioso. Leia Darwin on Trial [Darwin em julgamento], de Phillip Johnson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário