quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Por que Deus não cura as pessoas como antes?


As vezes me pergunto porque Deus não cura a grande quantidade de pessoas com problemas graves, pois se Deus criou o universo do nada, curar uma pessoa assim não é nada difícil pra Ele. Tudo que aquelas pessoas precisam é de uma cura, simples, rápida, e Deus pode, mas por que não faz? Não só eu, mas na própria bíblia tem coisas parecidas:

Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?

Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?

O livro de Jó tem perguntas assim também.

Mas se o que Deus sabe é muito mais do que podemos imaginar, Ele pode está usando o sofrimento em certo período de tempo pra nos ensinar e nos dar algo melhor em um maior tempo.

Acredito que Deus faz milagres quando quer confirmar uma mensagem de redenção, da mesma forma que acontecia com os profetas e Jesus. Mas também, mesmo que não entendamos, o melhor seria não fazer o milagre como desejamos, pois, de certa forma, o sofrimento serve pra nos ensinar algo, e muitas vezes o fim não é ruim (aprendemos coisas boas através do sofrimento). Talvez para Deus estas não sejam prioridades para operar milagres e fazer com que seus servos se maravilhem com estas ações, pois nos maravilhamos com as coisas e muitas vezes não aprendemos nada de bom. Continuaríamos sendo egoístas, mentirosos, falsos e pecadores, com a única diferença de estar maravilhados, apenas nos maravilhamos e logo esquecemos, não foi isso que aconteceu com os milagres de Jesus? Alguns apóstolos continuaram incrédulos, muita gente duvidou, outros atribuíam ao diabo, grande parte se maravilhou, mas sua vida não mudou. Coisas assim são como um megafone de Deus querendo falar para a humanidade caída que precisamos dEle, como C. S. Lewis disse: “Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nosso sofrimento: ele é o seu megafone para despertar um mundo surdo. Um homem mau, mas feliz, é um indivíduo que não tem a mínima noção de que seus atos não são uma ‘resposta’, de que eles não se conformam às leis do universo.”.

Assim, o que aprendemos se torna um verdadeiro milagre, não sei como, mas sempre que lembramos de momentos difíceis, vemos que aprendemos valiosas lições. Não lembro onde li, mas dizia que no céu, a primeira coisa a dizer é “Ahhhh... Agora entendi”, e isso tem muita coisa verdadeira, pois veremos que o sofrimento nos proporcionou uma alegria maior.

Quando fizeram uma pergunta parecida, Peter Kreft disse que "Ele próprio está envolvido nessa agonia, ele próprio suportou toda dor desse mundo, e isto é inimaginável e devastador e ainda mais impressionante que o poder divino de criar o mundo em primeiro lugar. Simplesmente imagine cada dor em particular na história do mundo, tudo reunido em uma bola, comido por Deus, digerido, plenamente experimentado, eternamente. No ato de criar o mundo, Deus não somente disse que houvesse lindos coelhinhos, flores e crepúsculos, mas também sangue, entranhas e moscas zunindo em torno da cruz. Deus está intimamente envolvido com o ato de criar um mundo de sofrimento. Não foi ele quem o fez - nós o fizemos - no entanto ele disse: "Que esse mundo exista".
Se ele fizesse isso e depois simplesmente se sentasse e dissesse: "Bem, afinal de contas, é culpa de vocês" - embora tivesse plena justificativa em fazê-lo - eu não vejo como poderíamos amá-lo. O fato de ter ultrapassado inacreditavelmente a justiça, fê-lo tomar todo o sofrimento para si, e torna-o tão fascinante que a resposta ao sofrimento é como você poderia deixar de amar esse ser que andou 'a segunda milha' , que praticou mais do que pregou, que entrou em nosso mundo, que sofreu as nossas dores, que se oferece a nós no meio de nossas tristezas? O que mais ele poderia fazer? Muitos cristãos tentam tirar Deus da dificuldade no que tange ao sofrimento; Deus se colocou em dificuldade, por assim dizer - na cruz.No céu nós diremos a Deus: " Muito obrigado por esta pequena dor que não entendo agora e por aquela dor que não entendi à ocasião; agora vejo que foram as coisas mais preciosas da minha vida.


Mesmo que eu não me ache emocionalmente capaz de dizê-lo neste instante, ainda que não possa honestamente dizer a Deus em meio à dor "obrigado pela dor", mas tenha que dizer "livra-me do mal”, no entanto creio que essa não é a ultima palavra. As ultimas palavras do pai-nosso não são “livra-me do mal”, elas são "teu é o poder e a glória".

Autor: Jonadabe Rios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário