quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Profecia: Ciro

Quais são bons exemplos de inspiração Divina da Bíblia? Profecias. As profecias bíblicas são totalmente diferentes de outros livros, pois ao contrario destes, elas são registradas de forma singular.

Não nego que existem profecias abertas a várias interpretações e que são decifradas tempos depois, mas existem profecias bíblicas bem diretas. Vamos ver dois exemplos totalmente diferentes. Uma de Nostradamus e outra da Bíblia.


Primeiro as de Nostradamus.

No ano que logo há de vir, e não longe de Vênus,
Os dois maiores da Ásia e da África,
Que dirão ter vindo do Reino de Ister,
Choro e lágrimas serão derramadas
em Malta e na praia italiana.


Aquele que pelo ferro destruirá seu pai, nascido em Nonnaire,
Irá no fim carregar o sangue do górgona,
Fará num país estrangeiro tanto silêncio,
Que se queimará, e suas palavras de dublo sentido.


The secrets of Nostradamus exposed, p. 47, 49

Alguns dizem que é sobre Hitler, mas mesmo depois de ocorrido o evento parece não se "encaixar" direito na profecia.

Agora é a vez da bíblia.

Isaías profetizou que a Babilônia seria derrotada pelos persas. Quando ele predisse isso a Persia mal existia, mas ele disse que ela se tornaria um grande poder e iria derrotar a Babilônia.

Is 44
24 Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;
25 Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, e converto em loucura o conhecimento deles;
26 mapa Que confirmo a palavra do seu servo, e cumpro o conselho dos seus mensageiros; que digo a Jerusalém: Tu serás habitada, e às cidades de Judá: Sereis edificadas, e eu levantarei as suas ruínas;
27 Que digo à profundeza: Seca-te, e eu secarei os teus rios.
28 mapa Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.



Isaias cita o nome (Ciro) e ainda a sua decisão (permitir que os judeus retornem à sua terra). Nesse tempo a Persia mal existia. Não dava pra ser algo como fazem estes "profetas" do óbvio.

Mais ainda

Is 45
1 ¶ Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
3 Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.


- Como você pode ver, esta profecia é muito clara e foi dita mais de 100 anos antes do acontecimento, que ficou registrado na história.
- Ciro, que reinou de 559-530 a.C ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciro_II_da_P%C3%A9rsia ).
- Conquistou a babilônia em 539 a.C.
- Historiadores dizem que seu decreto assinado que permitia os judeus voltarem a sua pátria ocorreu em 538 a.C., depois da invasão da babilônia. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Cilindro_de_Ciro )

Essa é a de Ciro. Mas existem predições sobre Tiro. Daniel fala sobre vários impérios como o grego e o romano tempos antes com detalhes impressionantes. Profecias totalmente diferentes das de Nostradamus.

Nome, características e dados assim centenas de anos antes? Isso é coisa que nenhuma “profetada” faria, mesmo que fossem decifradas tempos depois (o que não acredito ser motivo para chamar a profecia de falsa).

Mas espere um minuto! (Alguém pode falar) Você por acaso já ouviu dizer que na verdade existiram 2 “Isaías”? Talvez até mais! Esta “profecia” foi escrita enquanto os eventos ocorriam, e, portanto, não é uma profecia, mas um relato. Tais pessoas acreditam que o livro de Isaías foi escrito por mais de uma pessoa por estes motivos:

- Entre os capítulos 40 - 66, o nome dele meramente some.
- A partir do capítulo 40 o modo de escrita do livro muda subitamente.
- Existem discrepâncias singulares na situação da primeira metade do livro para a segunda.
- Enfim, a naturalidade com que ele trata o assunto. Sequer aparenta estar falando de algo futuro. Aparenta, sim, estar relatando um evento ocorrido.

Essa teoria diz que mais de um Isaias escreveu o livro. Os do capitulo 1 ao 39 foi um, e o 40 ao 66 foi escrito por outra pessoa. As diferenças de escrita podem ser explicadas de várias maneiras. Norman Geisler fala sobre algumas das outras explicações:

“Os capítulos 1 a 39 preparam o leitor para as profecias contidas nos capítulos 40 a 66. Sem esses capítulos preparatórios, a última seção do livro não faria muito sentido.
Os capítulos 1 a 35 advertem quanto à ameaça de destruição do povo de Deus representada pela Assíria. Os capítulos 36 a 39 constituem uma transição da seção anterior para os capítulos 44 a 66, antevendo a invasão de Senaqueribe (capítulos 36-37) e contemplando o declínio espiritual do passado, que veio causar a queda de Jerusalém (capítulos 38-39). Esses quatro capítulos intermediários não se acham em ordem cronológica porque o autor faz uso deles a fim de preparar o leitor para o que segue.”
[1]

Estas diferenças que os críticos dizem existir não são tão grandes, como eles fazem parecer, e pode ser explicado diante do assunto diferente, e assim a ênfase se torna diferente. Sem contar que o tema geral é o mesmo: a salvação do povo de Deus.

Norman Geisler diz mais sobre isso:

“Nenhum autor escreve seguindo exatamente um mesmo estilo nem empregando precisamente o mesmo vocabulário, quando aborda diferentes assuntos. Entretanto, certas frases são encontradas nas duas seções, o que atesta a unidade do livro. Por exemplo, o titulo “o Santo de Israel”é encontrado doze vezes nos capítulos 1 a 39 e quatorze vezes nos capítulos 40 a 66. [...] os papiros do mar morto incluem uma cópia completa do livro de Isaias, e não há interrupção alguma entre os capítulos 39 e 40. Isso significa que a comunidade de Qumran aceitava a profecia de Isaias como sendo um único livro, no século II a.C. A versão grega da Bíblia Hebraica, que também data do século II a.C., considera o livro de Isaias como um único livro, escrito por um único autor, o profeta Isaias.” [2]


Alem desses pontos, deve se levar em consideração a tradição Judaica, pois os judeus nunca duvidaram da autoria do livro. Todos sabem muito bem como a tradição judaica preserva detalhes históricos, inclusive alguns embaraçosos ( isso também pode ser visto no NT pois Jesus, os apóstolos e os demais judeus consideravam o livro de um único autor, muitas das passagens citadas eram dos capítulos 40 a 66). Se existisse mais um "isaias" eles iriam fazer o mesmo que tem no livro dos Salmos ou Provérbios.

Se Deus sabe do futuro e disse para Isaías (ou mostrou em uma visão), não há nenhum problema no modo como ele trata o assunto, e com certeza ele escreveria com naturalidade. Sabe-se muito bem que existem livros que falam sobre mais de um tema (neste caso denuncias, convite, consolo e paz). Como qualquer outro livro, o autor o escreveu para levar quem lê a entender a mensagem que ele queria passar. Não é isso que acontece em vários livros? A afirmação de que outra pessoa escreveu apenas confirma que ela pressupõe que não existem predições. Por isso querem atribuir estes escritos a outra pessoa.

Por esses motivos, e alguns outros, a posição tradicional (a que está apoiada em argumentos embasados) sobre o livro de Isaías é a que foi escrito por um único autor entre 700 a 690 a.C


---

[1] Manual Polupar de duvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia, p. 273
[2] “ “ , p. 274, 275.

2 comentários:

  1. Jonadabe,
    Gostei demais da sua contribuição. Mas observe que o capitulo 44 de Isaías é um forte golpe contra a idolatria - confecção de ídolos. Isso é prática do catolicismo. Com todo respeito, repense sobre isso. Que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caríssima. Obrigado pelo comentário.

      Sobre a confecção de [ídolos], a Igreja Católica também condena. Eu ficaria muito feliz se você lesse este artigo escrito por um grande amigo meu: http://apologistascatolicos.com.br/index.php/apologetica/imagens/524-deus-proibiu-a-fabricacao-de-imagens

      Abraço!

      Excluir