domingo, 24 de outubro de 2010

Invocação ou louvor?

Sois grande, Senhor, e infinitamente digno de ser louvado" [1]. "É grande o vosso poder e incomensurável vossa sabedoria." [2] O homem, fragmentozinho da criação, quer louvar-Vos; o homem que publica a sua mortalidade, arrastando o testemunho do seu pecado e a prova de que Vós resistis aos soberbos. Todavia, esse homem, particulazinha da criação, deseja louvar-Vos. Vós o incitais a que se deleite nos vossos louvores, porque nos criastes para Vós e o nosso coração vive inqueto, enquanto não repousar em Vós.
Concedei, Senhor, que eu perfeitamente saiva se primeiro Vos deva invocar ou louvar, se primeiro, Vos deva conhecer ou invocar.

Mas quem é que Vos invoca se antes não Vos conhece? Esse, na sua ignorância, corre perigo de invocar a outrem. - Ou, porventura não sois antes invocado para depois serdes conhecido? "Mas como invocarão Aquele em quem não acreditam? Ou como hão de acreditar, sem que alguém lhes pregue?" [3] "Louvarão ao Senhor, aqueles que O buscarem" [4]. Na verdade os que O buscam, encontrá-lO-ão e aqueles que O encontram, hão de louvá-lO.

Que eu Vos procure, Senhor, invocando-Vos; e que Vos invoque, crendo em Vós, pois nos fostes pregado. Senhor, invoca-Vos a fé que me destes, a fé que me inspirastes por intermédio da humanidade de Vosso Filho e pelo ministério do Vosso pregador. [5]

Santo Agostinho

[1] -Sl 95.4
[2] -Sl 146.5
[3] -Rm 10.14
[4] -Sl 21.7
[5] - Referência a Santo Ambrósio que contribuiu para a conversão de Agostinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário