sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

10 coisas que muitos protestantes não sabem, mas deveriam saber.

1 - Os católicos não adoram imagem. Quem adora qualquer coisa ou pessoa que não seja Deus automaticamente deixa de ser católico. A crença na intercessão dos santos é ensinada na Bíblia e pela tradição primitiva, ao contrário do que alguns pensam (alias, há alguns protestantes que admitem a intercessão, ou, pelo menos, essa possibilidade sem contradizer os ensinos básicos cristãos). As imagens não são nada mais que uma forma de ou relembrar, ou representar algo além delas.

2 - Nós não colocamos Maria acima de Jesus Cristo nem da Santíssima Trindade. Alias, a maioria dos títulos atribuidos a ela, em seu cerne, dão as glorias a Deus por sua obra.

3 - Sinto dizer, mas em nenhum lugar da própria Bíblia há o ensino de que "devemos seguir somente a Bíblia".

4 - Não existe Bíblia sem Igreja. A Bíblia foi escrita pela Igreja (pelos apóstolos e membros das comunidades cristãs, ou seja a Igreja), preservada por Ela, e reunida em um canon por esta Igreja. Por esses, e outros motivos, ninguém além dessa Igreja está autorizado a fazer uma lista de livros sem que estejam contrariando as doutrinas cristãs e o fundamento posto por Cristo. Apesar de já existir os livros do Velho Testamento, eles não eram suficientes para os cristãos, afinal, se fossem não se precisaria escrever novos livros para o chamado Novo Testamento.

5 - A Igreja Católica não adicionou os livros deuterocanonicos por causa da reforma. A história primitiva sempre evidenciou a utilização desses livros, e ainda há biblias anteriores a reforma em que tais livros eram utilizados. O que aconteceu foi exatamente o contrário, os protestantes acabaram retalhando a Bíblia por sua conveniencia e pra poder criticar, obstinadamente, a Igreja. O interessante é que os protestantes foram convidados para participar do Concílio de Trento, e a participar ativamente podendo argumentar e dar opiniões, mas se recusaram. Por que será? Deixo o bom senso de cada um responder.

 6 - A Igreja não é algo subjetivo e a Igreja não é cada um de nós. A Igreja é algo como um organismo que se desenvolve, um organismo visível e invisível, formado por membros visíveis (os cristãos vivos) e invisíveis (Jesus e os cristãos que já estão com Ele). Por isso os cristãos primitivos sempre creram na comunhão visível e invisível dos santos, evidenciando a intercessão. A Igreja também não é cada um de nós, pois seria sem sentido. Jesus afirmou que cada pessoa é membro do corpo, simbolizando a Igreja, onde um não é independente do outro e que Jesus é o cabeça. Afirmar o contrário é, até mesmo, tirar a autoridade de Jesus como o cabeça da Igreja.

7 - Assim como a Igreja é algo como um organismo vivo, se parte desse organismo é arrancado, tal parte apodrece, cria vermes, e morre. Pensem nisso quando forem defender a reforma que, em vez de união, só fez causar divisões e mais divisões (ao contrário de todo ensinamento de união de Jesus Cristo). Nem mesmo os primeiros reformadores concordaram entre si, ou seja, foi uma divisão causada por gente que já era dividida. Para terem idéia, vários dos famosos reformadores viviam ofendendo um ao outro com termos perjorativos, como chamar de endemoniados. Bela reforma essa!

8 - Essa não é para todos os protestantes: A essencia da mensagem cristã não é nada disso do que fizeram. Nada desse "reboliço" ou histeria. Por conta de tais movimentos, alguns pentecostais mas a maioria neopentecostais, as pessoas acabaram por esquecer do que realmente é cristianismo (muitos deles, por conta de acreditarem muito nesses movimentos, acabam por sofrer lavagem cerebral).

9 - Essa também não é para todos: Os católicos são sim cristãos. Não adianta considerar o contrário, pois as evidencias são fortissimas. Os que pensam o contrário "sabem" da Igreja apenas por preconceito e mitos criados e que foram espalhados. Uma "reforma" (que disforma) que precisa inventar mentiras pra poder se dizer verdadeiro pode ser considerado algo de Deus?

10 - Só pra lembrar: Jesus afirmou que as portas do inferno não prevalecerão contra a sua Igreja. Ao afirmar que a Igreja foi corrompida ao ponto que deve retirar-se dela criando novos e novos movimentos, é dizer, mesmo que inconscientemente, que Jesus se enganou.

Quem quisar apresentar mais coisas que muitos protestantes não sabem, mas deveriam saber, é só comentar.

11 comentários:

  1. Apenas um comentário: sobre o item 10, embora alguns protestantes digam indevidamente que "a Igreja foi corrompida", o que a maioria realmente pensa é que a INSTITUIÇÃO católica se corrompeu, assim como vários grupos "evangélicos" também se corromperam. Não se deve confundir a igreja (imaculada e gloriosa) com qualquer instituição humanamente criada. Jesus não fundou uma organização, deu origem a um organismo (como você mesmo disse acima) do qual ele é a cabeça. Não confunda, irmão: a igreja não nasceu nem Católica, nem Protestante. Nasceu igreja... e só!

    ResponderExcluir
  2. Amigo. A Igreja por definição é Católica (universal).

    E sim, Ele instituiu uma Igreja Visível e Universal. Uma Igreja da qual possui uma só fé e um só Senhor (Efésios 4:5).

    Assim como há uma Palavra Visível (as Escrituras) existe a Igreja visível que reconheceu essa Palavra Escrita pela Palavra Oral (Tradição Oral) recebida pelos apóstolos.

    Assim, posso concordar com você se diz que Jesus não fundou denominações. Mas a Igreja Catóica, conforme sua essencia, não é uma denominação.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Utilizei a palavra "Católica" deliberadamente com a letra maiúscula para deixar clara minha alusão à instituição Católica. É claro que a igreja fundada pelo Senhor Jesus é universal, mas não "Universal". É claro que é católica, mas não "Católica". Amigo, sinto muito... A Igreja Católica Apostólica Romana é uma instituição do século IV e não é a igreja fundada pelo Senhor, nem pelos Apóstolos, nem mesmo pelos primeiros Padres. Com isso não quero dizer que não há cristãos no catolicismo. Há sim, assim como há no protestantismo.
    Presumo que você conheça a história eclesiástica. Aliás, como você deve saber, a palavra igreja, do grego ekklesia, significa "assembléia dos chamados para fora". Fora de onde? Posso dizer que nesse sentido a igreja, mencionada pela primeira vez em Mateus 16, na Bíblia, não tem nada de Romana.
    Esta discussão é tola. Não chegaremos a um consenso que nunca foi alcançado em dois mil anos de cristianismo. Mas sejamos francos ao menos com respeito às instituições de hoje: todas foram fundadas muito depois de ter sido fundada a igreja. O catolicismo foi apenas a "primeira" instituição, o que não a redime, dado o contexto de sua formação.

    ResponderExcluir
  4. Realmente discordo de muitas coisas do que disse.

    Algumas delas vou aproveitar para fazer algumas postagens (é péssimo quando fico sem idéias para escrever).

    A questão da antiguidade da Igreja Católica, por exemplo (que você parece tratar como uma denominação), não surgiu na data indicada por você.

    Outra coisa que discordo até certo ponto é que sou otimista quanto a um consenso. Afinal, Jesus disse que seriamos como um (assim como a Igreja foi no seu inicio, e como deve ser, pois a unidade faz parte de sua essencia).

    Assim, apesar de discordar que entraremos em um consenso [agora], principalmente em postagens pequenas no blog, pode haver vários diálogos a respeito.

    Abraços e paz!

    ResponderExcluir
  5. RONILDO F. DO ROZARIO9 de julho de 2011 às 13:42

    MEU QUERIDO,ME DIZ ONDE NA BÍBLIA O MEU SENHOR SE ENGANOU? DISSE JESUS: EU SOU O CXAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUÉM VEM AO PAI A NÃO SER POR MIM...JESUS É TUDO ,ELE É VIDA ,LUZ ,VERDADE...AO INVÉS DE NÓS ESTARMOS PREOCUPADOS COM TANTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SEM SENTIDO NENHUM,POR QUE NÃO VAMOS EVANGELIZAR FALAR DO AMOR DE DEUS QUE ATRAVÉS DO SEU FILHO JESUS NOS PERMITIU SER CHAMADO FILHOS DE DEUS...VAMOS ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS E ESQUECER DE QUERER SER MAIS SÁBIO DO QUE O OUTRO...SEM SANTIDADE NINGUÉM VERÁ A DEUS...QUANTAS PESSOAS ESTÃO MORRENDO NESSE EXATO MOMENTO SEM SALVAÇÃO? QUANTAS MÃES CHORAM AGORA POR SEU FILHO QUE SE AFUNDOU NAS DROGAS ,VÍCIOS ,E EM MÁS COMPANHIAS NESSE MOMENTO...NOSSA LUTA NÃO É CONTRA CARNE NEM CONTRA O SANGUE...VAMOS NOS UNIR PARA GANHAR ALMAS PARA JESUS VAMOS SAQUEAR O INFERNO E TIRAR DAS GARRAS DE SATANÁS TODAS AQUELAS PESSOAS QUE SE SENTE FRACAS...VAMOS NOS UNIR MEUS IRMÃOS EM CRISTO. AMÉM E QUE A PAZ DEUS ESTEJAS COM TODOS...

    ResponderExcluir
  6. Em lugar nenhum aí está que o Senhor se enganou. xD

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Marinaldo, você diz que " A Igreja Católica Apostólica Romana é uma instituição do século IV e não é a igreja fundada pelo Senhor, nem pelos Apóstolos", mas então a que 'igreja' Jesus se referiu ao afirmar que as portas do inferno não prevalecerão contra ela ??

    Você parece se apegar a uma pretensa criação de uma instituição chamada "Igreja Católica" no século IV, com registro em cartório etc... quando é óbvio que a 'igreja' fundada por Cristo foi crescendo, se organizando e se institucionalizando e, naturalmente, sendo chamada de universal e apóstolica por força da realidade e por todos os cristãos que entenderam muito bem o primado de Pedro, dos papas e que acabou tendo sua sede em Roma. Basta para isso estudar patrologia e o que escreveram os padres apostólicos dos primeiros séculos com a sincera intenção de buscar a VERDADE.

    Quem na história do cristianismo criou e continua criando 'igrejas' independentes e contrárias às próprias escrituras foram os reformadores e todos o que por eles foram iludidos.

    Negar isto é negar a própria história do cristianismo. As 40 mil denominações protestantes cada uma com sua doutrina própria são prova do erro em que estão mergulhadas e não cessam de chamar Jesus de mentiroso.

    Se só a fé salva e só a bíblia basta, como se bíblia sem Igreja pudesse ter algum significado(!), onde está o Espírito Santo que deveria iluminar a cada um com a mesma doutrina?
    Não está. Os fatos provam que os princípios dos reformadores são falsos e têm uma única intenção inteligente mas diabólica por trás: serem anti-católicos e acabar com a Igreja de Cristo.

    Lávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lávio,
      A igreja a qual a bíblia se refere e que as portas do inferno não prevalecerão contra ela é a igreja como corpo de Cristo, não a instituição romana. Você usa as lentes do catolicismo para estudar patrologia, só pode. Só porque a instituição a qual você pertence veio primeiro do que a instituição Luterana, por exemplo, não significa que esteja mais correta. O catolicismo se institucionalizou, e se corrompeu, deturpou as verdades originais, e você precisa ser muito ingênuo ou tolo para negar isso com fatos históricos. Tenha paciência... A babilônia que é o catolicismo não é a igreja a qual Jesus se referiu. Assim como não são a igreja as milhares de denominações protestantes igualmente deturpadoras da verdade. A dinastia dos papas está manchada com sangue inocente, prostituição e corrupção. Quer defender essa mesma dinastia como representante da vontade de Deus, então faça. Eu não sou tão idiota.

      Excluir
  8. Sempre a mesma fantasia histórica de que a Igreja Católica se corrompeu, deturpou verdades, blablabla...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi enviado por e-mail pelo [Antônio], pois ele não estava conseguindo postar:

    <<< O “Unknown” falou:- “O catolicismo se institucionalizou, e se corrompeu, deturpou as verdades originais, e você precisa ser muito ingênuo ou tolo para negar isso com fatos históricos.”. --- TEM DUAS COISAS QUE SALTAM AOS OLHOS - 1) “deturpou as verdades originais” e - 2) “negar isso com fatos históricos”... VEJA BEM: ----- OS FATOS HISTORICOS:.... além da Palavra de Deus, ..... é que PROVAM O CONTRARIO DO QUE TU DISSE...!!! – VEJAMOS ??? : - 1) Foi a Igreja Catolica,... DEPOIS DOS ANOS 300Dc.... que determinou AS GRANDES VERDADES PRIMITIVAS DO CRISTIANISMO... Isso é fato historico.....

    Por exemplo: se tu acredita que Jesus é Deus ? Este é UM DOGMA do Concilio de Nicéia ano 325 dC;

    - Se tu acredita que só DEVE TER 4 evangelhos em tua bíblia (canônicos) foi a Igreja Católica que determinou isso NUM CONCILIO DE HIPONA nesta epoca também;
    - Se tu acredita que o Espirito Santo é Deus; que Deus é TRINDADE.. ...foi a Igreja Catolica que DETERMINOU TUDO ISSO em Concílios ----- e, TODOS DEPOIS DESTA EPOCA, anos 300 dC....Inclusive nem na biblia tem a palavra trindade que tu acredita..????

    AGORA O QUE OS FATOS HISTORICOS ATESTAM sobre o protestantismo: nasceu 1500 anos depois de Cristo e não tem NENHUMA LIGAÇÃO COM OS APOSTOLOS e SUA AUTORIDADE,..... ou seja, O PROTESTANTISMO não é bíblico (não tem autoridade).. nem se encontra na bíblia... >>>

    ResponderExcluir
  10. Deus o abençoe e conserve na verdadeira Fé! É buscando a Verdade que nos libertamos! Parabéns!!! Salve Maria Mãe do Meu Salvador!

    ResponderExcluir