segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Só para Recapitular...

31 de outubro... dia da "reforma" protestante, mas...

Muitos protestantes ainda não sabem que a 95 teses não foram para protestar contra a Igreja.

O protestantismo ainda não trouxe de volta as crenças apostólicas primitivas, a não ser boa parte das heresias primitivas.

Alguns sabendo que os Pais da Igreja ainda não apoiam suas heresias, os quais sem eles não teríamos a Bíblia, tentam até mesmo desqualificá-los.

Os protestantes ainda não conseguiram provar a Sola Scriptura.

Também não conseguiram refutar a veneração dos santos. Aliás, boa parte dos protestantes não tem outra coisa a criticar...

O protestantismo continua se dividindo.

Ainda não há uma única coisa que os protestantes concordem entre si, nem mesmo a existência de Deus ou sua natureza.

O número de ex protestantes (principalmente pastores e conhecidos anti-catolicismo) têm aumentado cada vez mais. Não por meio de emocionalismos, depois de ouvir alguma musica melosa e se sentir “tocado”, ou alguma pregação “ungida”, mas por meio da busca pela verdade. (Mais, e mais)

Isso não é diferente no Brasil.

Ao contrário da maioria de ex-“católicos”, os ex-protestantes eram protestantes de fato, enquanto a maioria dos que se diziam católicos, não conheciam e ainda não conhecem o que a Igreja ensina. ( Veja também)

Ainda tem gente que divulga mentiras como que a Igreja proibia traduções da Bíblia, além de sua leitura, sobre a Inquisição, entre outros tipos de mentira.

Enquanto você está lendo isso, provavelmente já abriram alguma outra igreja protestante dividindo ainda mais o que já nasceu em divisão.

A Igreja Católica continua Una, Católica, Apostólica e Romana.

E enquanto algum protestante tentar responder alguma coisa postada aqui, também estará surgindo alguma nova denominação com uma nova doutrina/revelação do que os apóstolos teriam ensinado. Alguém quer chutar algum nome de denominação que podem inventar?

8 comentários:

  1. os pastores estão se convertendo por causa da formação que eles possuem hoje em dia. Antes era o paxtô a bríbia e o bla bla bla. Hoje em dia eles estudam filosofia, teologia, fazem ensino superior e, claro, como não podia deixar de ser, acabam encontrando a verdade.

    Bem vindos de volta à sua casa.

    ResponderExcluir
  2. O que eu acho mais curioso desse post é que você enfatiza a "unidade" da Igreja Romana logo após uma série de posts sobre os ritos da Missa Antiga, que esta Igreja abandonou e que os tradicionalistas (pelos quais você parece muito influenciado) exigem que sejam retomados. Na mesma página está a prova de quão falaciosa tal unidade é.

    E isso não é um caso isolado. Roma abriga sob suas asas liberais, que querem ir além das mudanças do Concílio Vaticano II; teólogos da libertação, mesclando marxismo com cristianismo; carismáticos, negando o cessacionismo típico da Igreja Católico-Romana e grupelhos como a Opus Dei e os "Arautos do Evangelho", que mais se assemelham a seitas (no sentido pejorativo do termo) como as Testemunhas de Jeová. Uma teia enorme de discordâncias, que demonstram que esta suposta "unidade" é apenas uma fachada.

    ResponderExcluir
  3. Você está certíssimo que Roma abriga esse tipo de gente, e posso citar outros, rs.

    A questão é que por lógica da doutrina, ou alguns desses grupos não são da Igreja (e para eles, os Tradicionalistas, por exemplo, não seriam da Igreja). Ambos não ficam se iludindo achando tudo normal, ou que ambos podem estar certos ao mesmo tempo.

    Um exemplo antigo: na época em que a cristandade praticamente toda amanheceu ariana, somente alguns grupos permeneceram no que a Igreja sempre ensinou. Tinha-se então, vamos dizer assim, duas igrejas. Tanto que um grupo era excomungado (que por sinal, Atanásio foi um deles). Atanásio, um verdadeiro herói dentre outros, só permaneceu no que São Vicente de Lerins cita como o que o católico deve observar:

    >> “[...] nem a autoridade de um homem, nem o amor, nem o gênio, nem a eloqüência, nem a filosofia; mas que depreciando todas estas coisas e permanecendo solidamente firme na fé, está disposto a admitir e a crer somente o que a Igreja sempre e universalmente tem crido.” <<

    Ele não criou uma nova igreja, também não negava a autoridade do Papa, mas se apegava apenas no que a Igreja sempre tinha ensinado: que Jesus Cristo é Deus Verdadeiro.

    Dom Lefebvre quanto a isso falou algo interessante quando foi injustamente excomungado (e a excomunhão, apesar de inválida, já foi retirada). Não lembro as palavras exatas, mas ele afirmou que estava sendo excomungado por uma igreja que não era a dele, que não era a de sempre.

    O Vaticano II não foi, e há várias evidencias disso, um concílio dogmático, portanto não foi infalível. Se não foi dogmático, não sou obrigado a seguir.

    Quanto a Missa em Latim, ela nunca foi abolida. É só observar o que o Papa Bento XVI fala a esse respeito. Por isso meus comentários às cerimônias da Missa Tridentina não vem ao caso. Até porque dentro da Igreja há vários outros ritos, como os que os Dominicanos usam, além dos das igrejas orientais.

    No entanto o que se diz a respeito do Vaticano II vem sim, e penso que essa resposta que dei não foi totalmente satisfatória. Isso seria um assunto para várias postagens, rs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ora, meu Deus do céu! E o que os ritos e grupos da Igreja afetam a sua unidade? Protestante realmente não sabe o que é unidade. A unidade da Igreja está na sua doutrina e nos seus dogmas, na sua moral e na sua fé. Modos diferente de se viver sempre vão existir, e é justamente nisso que se encontra a unidade da Igreja.

    Os ritos? O que isso influencia? Os ritos são modos da missa ser celebrada, de acordo com a cultura e os traços locais. Desde quando tudo tem que seguir o rito ocidental latino? Falando de grosso modo, a maneira que nossas pernas caminham não afetam a nossa caminhada em linha reta.

    Os grupos? Isso é piada ou algo parecido? Querer comparar Arautos do Evangelho com Testemunha de Jeová só pode ter algum tipo de problema crônico na cabeça.

    Tradicionalistas e Carismáticos? Apesar de discordâncias quanto ao rito, os mesmos seguem a doutrina una da santa Igreja. E vocês protestantes, já se decidiram suas discordâncias doutrinárias?

    Protestante é tão complexado com suas 500.000 seitas que parecem que ficam com inveja quando ouvem a palavra "unidade". Ai qualquer cor diferente que vê em um mesmo lugar já diz que quebrou a unidade.

    Por todos os ritos da Santa Igreja: Ora pro nobis mater dei genitrix.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Rodrigo,

    A Igreja Católica já excomungou quem é socialista e quem diz-se católico. Do mesmo modo que já excomungou quem diz-se católico mas advoga teses que contradizem o Magistério.

    A unidade doutrinal da Igreja Católica sempre existiu e sempre existirá, muito embora existam divergências acerca de pontos acidentais (como, por exemplo, os tomistas com os molinistas; os defensores de uma vida mais contemplativa em detrimento dos defensores de um ativismo mais militante; os favoráveis à inculturação perante os excessivamente tradicionais, etc), nos pontos substanciais/ essenciais, todos os fiéis concordam.

    Sua crítica ao Corpo Místico de Cristo, isto é, a Igreja, não ataca-a: ataca o espantalho sociológico que você presume ser a Igreja... porém tal caricatura não foi, não é e nem jamais será a Igreja, mas apenas um wishfull thinking de alguém que não repousa sob as asas da "Coluna e Sustentáculo da Verdade".

    Att.
    AJBF

    ResponderExcluir
  6. Como é bom ver que os católicos estão bem informados e formados! E como a verdade é uma arma que nos liberta, mas também destrói os inimigos do nome do Senhor e de Sua Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja.

    Querer comparar a palhaçada relativista protestante, onde cada um fala que está certo e que o outro não está errado com o corpo místico de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, é, simplesmente, falta de noção ou desvio de moral.

    É por causa das divisões que Jesus deu uma autoridade especial a Pedro. É por conta delas que Cristo rogou ao Pai pela unidade. É também por isso que quando satanás pedi permissão para peneirar os discípulos como trigo, Cristo intercede por Pedro, só por Pedro.(S. Lu.22, 31-32)

    É por isso que o restante da Igreja se cala quando Pedro fala no 1º concílio(At. 15) e dissolve a discussão entre S. Paulo e S. Tiago.

    A unidade da Igreja é bem visível, ela está no Santo Padre, vigário de Cristo na terra.

    ResponderExcluir
  7. So tenho uma coisa a dizer, no grande dia todo joelho se dobrará e toda lingua confessara que so o Senhor Jesus é o Deus Todo Poderoso Fiquem em paz

    ResponderExcluir
  8. Respondi ao que me foi dito aqui no seguinte link:
    http://rodrigogospel.blogspot.com/2011/11/da-suposta-unidade-de-roma.html

    ResponderExcluir